mimos para o cabelo

menu

mimos para o cabelo

Depois de ter mostrado aqueles que têm sido os produtos que tenho usado para tratar do cabelo (que entretanto mudaram porque terminaram, mas isso fica para outro post), hoje trago-vos alguns mimos que uso diariamente ou de vez em quando, seja qual for a rotina que esteja a seguir e que fazem toda a diferença. E são eles: uma escova (das boas), cápsulas de manutenção da cor, um jacto de queratina e uma touca de aquecimento (para uma acção mais intensiva da máscara).

Avaliar produtos de cabelo tem o seu quê de complexidade, porque sendo champôs ou condicionadores, cujo efeito e eficácia é quase instantânea, a coisa é mais ou menos fácil. Em caso de produtos de tratamento ou outros, que visam sobretudo tratar o cabelo a longo prazo (reforçar a haste do cabelo ou evitar a oxidação da cor) a coisa é mais complicada. E é neste ponto que acho que estes meninos que aqui vos mostro, fazem a diferença.

Não se constata uma alteração drástica mas uma melhoria sustentada e profunda no estado do nosso cabelo.

Comecemos por este Keratin Molecular Restructuring da Simone (*) que me foi enviado para testar já há uns valentes meses e que consiste numa espécie de tónico capilar que se aplica na raiz do cabelo. A Simone é uma marca da qual já falei aqui e centra-se sobretudo em linhas de tratamento do cabelo, com especial atenção ao cuidado do couro cabeludo e a problemas como queda, alopecia, caspa, etc.

Segundo explicação do produto, quer a cutícula quer o cortex (zonas exteriores do cabelo) degradam-se, em parte devido aos factores que enunciei atrás. O resultado é um cabelo desidratado, sem brilho e encrespado.

Este tratamento em particular - Keratin Molecular Restructuring- é indicado para minimizar comichão e irritações do couro cabeludo bem como regenerar as fibras de cabelo estragadas por vários motivos bem nossos conhecidos (meus pelo menos): tratamentos químicos (culpada), tensão no cabelo, secadores e exposição a sol, vento ou água com sal ou cloro, etc. Por estes motivos e habilidades, pareceu-me uma excelente opção para o meu cabelo.

Veredicto: o produto é agradável de se usar e faço uma aplicação semanal (de forma intermitente, admito). Não mela o cabelo (que é sempre um ponto a favor em produtos deste género). E tendo em conta as promessas que faz, dou-lhe aval positivo mesmo tendo consciência de que não devo a ele a exclusividade do bom estado do meu cabelo. Espero não soar convencida mas a verdade é que não tenho pontas espigadas, e o cabelo anda brilhante e sedoso.

Depois, e para tratar os comprimentos e a cor quando faço coloração, que é cerca de duas vezes por ano e sobretudo devido aos cabelos brancos (malditos sejam que se multiplicam como cogumelos!) uso estas cápsulas - True Hue, color protecting treatment - da Senscience (ó marca maravilhosa). O objectivo é fixar a coloração e evitar que a cor se desbote precocemente, ao mesmo tempo que afirma proteger e reparar a estrutura interna dos fios. Uso após a lavagem do cabelo, aplicando nos comprimentos. Mas uma boa dica é juntar uma cápsula destas que tem silicone (dispensável mas diz ser dos bons), vitamina A e E, e proteínas de seda, à máscara de tratamento, e deixar actuar. Uma maravilha!

Passemos agora a algo cuja importância sempre desvalorizei, até ter começado a usar- uma boa escova de cabelo. Sempre usei bons produtos de cabelo mas no que toca a escova crinas, nem por isso. E de facto, nem sempre valorizamos pequenas coisas, e uma delas, que faz toda a diferença, é a escovagem. Uma escova desadequada ou de parca qualidade, parte o cabelo, deixa-o com electricidade estática, sem brilho e promove a descamação da haste. Enfim, um desgaste acrescido àquilo que já sabemos não ser bom para o cabelo.

A melhor escova para mim, é sem dúvida a Tangle Teezer, mas já há muito que suspirava por uma Mason Pearson, uma escova cheia de história desde 1885 (altura em que foi criada) e que poucas alterações sofreu desde então. Parte do seu encantamento advém do facto de se tratar de um produto que foge à produção em massa e que é feita à mão. Para além de ser linda de morrer (já viram bem este azulinho?!), tem uma linha bastante diversificada não só em tamanhos (de acordo com o volume dos cabelos a escovar), de feitios (para trazer pelo bolso, com e sem pega), diferentes cores, mas ainda, e mais importante, de cerdas, para oferecer resposta a todos os tipos de cabelo.

Eu tenho o modelo Sensitive SB3 Blue em Pure Bristle (adequada a cabelo longos e finos) mas podem ver mais modelos bem como dicas que ajudam a escolher a escova mais apropriada, aqui.

A pega, suficientemente bem desenhada para ser confortável a sua manobra, suporta a base larga da escova que é flexível, e permite que as cerdas se afundem de maneira a que se adaptem à fisionomia do nosso couro cabeludo, promovendo uma suave massagem. Para além disso, apanha de uma vez o cabelo e permite que o desembarace em dois tempos, sendo que o mais admirável é mesmo o facto de minimizar os cabelos partidos que ficam no lavatório e que não pressagiam coisa boa a longo-prazo.

Continuo a preferir a Tangle Teezer para usar em cabelo molhado mas com esta, encontrei a dupla perfeita para a escovagem e cuidado do cabelo. Pelo preço, pela qualidade e pelo desempenho, é uma escova para a vida.

E para último, deixei aquele que será, provavelmente, o objecto mais desinteressante (e difícil) que tive de fotografar aqui para o blog, sem ficar muito feio. Mas a partilha das coisas que valem a pena assim o obriga e por vós, cá está ela. Uma touca que se acopla ao secador e permite que tenhamos em casa os cuidados que teríamos num spa para cabelos (sort of). O que faço é, quando tenho tempo (e pachorra), aplicar a máscara com uma daquelas ampolas ali de cima ou óleo, massajar o cabelo e envolvê-lo com película aderente. E por cima, este capacete. A figura de polvo alienígena insuflado não é digna de ser partilhada mas que se lixe, o resultado é espectacular e isso é que importa.

Se quiserem partilhar os vossos truques, é favor preencher o formulário abaixo. Não custa nada e eu quero muito saber!

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile