rosácea . séruns

menu

rosácea . séruns

Pele com rosácea, a minha sina! Desde que escrevi este post há quatro anos, a coisa não desapareceu mas, controla-se!

Como? Com os produtos certos onde aposto, sobretudo, em cuidados de limpeza suaves e, pelo menos, um produto contínuo da minha rotina que visa a rosácea. Normalmente, a escolha cai sempre sobre um sérum. Como a certa altura, tinha isto tudo a uso, achei que fazia sentido fazer um apanhado sobre o que mais gostei e, quiçá, ajudar outras peles que sofram da mesma maleita!

Não sendo um sérum mas podendo ser usado como um ou como essence, tenho usado esta Aloe Vera da George´s e já vou no segundo frasco porque é evidente que, após o seu uso, a pele fica complemente apaziguada, hidratada e sem vermelhidão. Melhor ainda, se vier do frigorífico e usada como máscara que ajuda sempre, e muito, a acalmar uma pele brava! E como sou sheet-mask-ó-dependente, resolvi fazer a minha própria máscara, personalizada onde, basicamente, embebo a máscara de papel seca numa solução de aloe vera [utilizo muitas vezes aloe vera também para humedecer sheets masks, às quais quero dar segundo uso] e o resultado, fica potenciado!

Avançando para os séruns, temos então o Red Alert Sérum da Medik8 que entretanto foi reformulado e agora chama-se Calmwise serum. Nomenclaturas à parte, este sérum é magnífico. Tem apenas 7 ingredientes e uma textura algo oleosa, que aplico pela manhã. Até porque, pela descrição, diz ter propriedades antioxidantes e tem, como ingrediente estrela, a Teprenona, que visa acalmar pele severamente irritada e sensibilizada. Este sérum pode ser usado por pessoas com pele hipersensível (eu), com dermatie (eu) e rosácea (eu). Veredicto! MUITO bom mesmo! A minha pele tem passado por uma fase menos boa, devido a algumas alergias severas mas, quando anda melhorzita, e posso aplicar este sérum, a rosácea parece que desaparece. Bem sei que tenho usado muitas outras coisas mas, sem dúvida que o efeito se faz sentir!

Outro sérum, no mesmo género, é o já apresentado Sérum Biosensible da Biologique Recherche que reestrutura, acalma e fortalece a pele, o qual se mostrou bastante competente. É um sérum mais aguado, que se aplica com parcimónia nas zonas afectadas. É muito leve, o que o torna perfeito para combinar numa rotina mais complexa!

Temos agora as ampolas, que gosto sobretudo pelo tratamento em mono-dose e que garante a frescura dos ingredientes. Sensitive Care Conditioner do Dr.Hauschka é um sérum em água, basicamente, que se aplica à noite, em cura de 30 dias (coisa que não fiz e apliquei em dias alternados da semana). Aplica-se em todo o rosto, incluindo pálpebras e orelhas e, apesar da textura insípida, achei que, a par de outros tratamentos calmantes, foi bem tolerado pela minha pele, mesmos nos dias mais complicados!

Outras ampolas das quais já tinha ouvido boas coisas foram estas Matricium da Bioderma. 30 ampolas para uma cura regenerativa de 30 dias! Diz este produto que incita a regeneração, aumenta as defesas da pele e regula o stress oxidativo. Achei que seria, por isso, um excelente produto para usar em complemento com a aplicação de retinol já que, uma vez que este acelera a esfoliação da pele, nada melhor que ter um produto que reforça a pele e a ajuda, sobretudo, no processo de cicatrização. E achei muito bom porque ajudou a controlar os efeitos secundários como a descamação, irritação e sensibilização da pele. Usei igualmente no período mais alérgico da pele e foi extremamente bem tolerado. Excelente, para qualquer idade, e qualquer tipo de pele que precise de ajuda, a certa altura, na sua recuperação. As mono-doses garantem que não há cá contaminação, evita dedos dentro do produto e temos assim, frescura em todas as "tomas" diárias!

Para terminar, dois séruns de textura um pouco mais consistente. Este Calming Gel da Epicuren foi coisa bastante apreciada, com aloe vera e semelhante a gelatina, que se aplica sem deixar qualquer rasto. Extremamente calmante e refrescante, tem como desvantagem a embalagem que não é a mais adequada dada a densidade do produto!

Outro sérum que tinha muita vontade de experimentar e que saiu o verdadeiro flop, foi este Rejuvi q Flavo Complex. Comprei porque vi-o se ser bastante gabado numa conta de instagram que sigo, por alguém que tem pele semelhante à minha, no que toca a sensibilidade. Pois bem, como disse, andei com umas alergias (e que em nada tiveram a ver com cremes, mas sim com exposição ao níquel e cobalto) que me afastaram dos meus produtos habituais e me levaram ao verdadeiro celibato cosmético. Phisiogel ou creme de peles atópicas, foram os meus melhores amigos durante meses. Assim que a minha pele começava a melhorar introduzia, aos poucos produtos sempre de cariz calmante e apaziguante, como é o caso deste Flavo Complex - diz ele que minimiza a aparência de capilares, vermelhidão excessiva e que reforça a pele, ajudando-a a "defender-se" melhor de agressões exteriores.

Pois bem, com esta promessa, achava eu que seria um produto bom para me ajudar na fase de recuperação de crise alérgicas que se traduziam em edema do rosto, comichão aguda e vermelhidão extrema. Eis não quando começo a notar uma relação causa-efeito pouco desejável. Assim que melhorava, aplicava este sérum e voltava, no dia a seguir a piorar. Resolvi fazer a experiência, porque não me ocorreu que um produto desta natureza pudesse ter esses efeito, de o aplicar num dos lados do pescoço, numa fase boa da pele em geral. E bam, no dia a seguir, borbulhão e comichão insuportável. Não satisfeita, e para tirar a teima, apliquei no lado oposto do pescoço e pimbas, no dia a seguir, os mesmos sintomas, agora já pelo pescoço todo.Esta experiência valeu-me uma semana de recuperação e, alguns anti-histamínicos depois, cheguei à conclusão que era mesmo deste menino, com muita pena minha. Resolvi dá-lo à Marta, que já o tinha experimentado também e, apesar de também ela não ter ficado fã, não teve qualquer problema. (podem ler o relato aqui).

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile