Pretty Exquisite People" for SpeakyTv- Rita Roque

menu

Pretty Exquisite People" for SpeakyTv- Rita Roque

O sexto episódio do Pretty Exquisite People para a Speaky Tv, já saiu! Adivinham quem é?

Um PEP (Pretty Exquisite Person) é aquela pessoa, que quando passa por nós na rua, nos provoca um torcicolo, nos deixa sem ar e com um sorriso na cara o resto do dia. É um ser cheio de pinta, capaz de inspirar qualquer olhar desatento. Acreditamos que qualquer pessoa transparece o seu íntimo através do que veste. Assim, sabemos que a pessoa que nos deixa boquiabertos na rua, não é só um conjunto de peças de roupa bem coordenadas, mas sim alguém com um ponto de vista tão especial que se destaca da multidão. É impossível não querer conhecer uma pessoa assim!

A nossa décima nona exquisite person chama-se Rita Roque. Fomos ter com ela ao Palácio de Cristal e depois a sua casa, onde o Fred Gomes capturou o momento não só em fotografia, mas também em vídeo. Vamos conhecê-la?

Óculos- Barton Pereira    Casaco- Zara   Camisa- Yves Saint Laurent   Calças- Zara   Botas- Antonio

Tem 28 anos e é crítica de arte e ilustradora. Nasceu em Genebra, onde viveu a infância e a adolescência e, ao ambiente escolar, familiar e da cidade, foi buscar a sua imensa riqueza estética.

Mudou-se para Coimbra, onde estudou História de Arte e os processos estéticos e culturais, enquanto dava "duas de letra" na RUC (Rádio Universidade de Coimbra). Mas, foi no Porto que se mestrou  em Crítica de Arte, se completou enquanto pessoa adulta e abraçou os estudos feministas e mais contemporâneos, pondo de lado o lado mais comercial e menos rentável. Fê-lo por amor à arte!

O trabalho, enquanto ilustradora, desenvolveu-se ainda em Coimbra. Espectadora activa, foi deixando o seu registando na rádio e em texto e confiando mais no acto do desenho.

No Porto, a Ó Galeria, em conjunto com o amor fraterno dos que a rodeiam, deram-lhe a força motora do seu trabalho. Defende a liberdade sexual e excêntrica da Imagem e considera que o seu trabalho é influenciado pelos dinossauros da literatura. A sua companhia, na hora de criar!

Hoje trabalha como ilustradora e organizadora de exposições e em Serralves , e vive no Porto.

Apropria-se da imagem (o fogo como lhe chama), transforma-o em caos e, nunca devolve a chama, como ela inicialmente.

Tem um estilo andrógeno e garçonne, sente-se muito mulher, apesar de nunca ter usado saia e busca na roupa o conforto e espera que esta lhe ofereça o que ela quer fazer dela, personficando-a e apropriando-se da mesma, como no seu trabalho. É uma maria-rapaz!

Estima a roupa, mas usa-a, a sua compincha, até à exaustão. Os sapatos, esses só começam a viver, quando estão gastos e têm história.

Há um sentimento de viagem inerente à confiança, simplicidade, conforto e individualidade com a Rita se apresenta, num vestir muito próprio.

Gosta de usar as peças dos avós, pais, herdadas ou emprestada(da)s, não pelo trendy vintage ou de 2ª mão, mas pela história que lhe está associada. Leva tempo a dar corda ao relógio, a apertar o botão da camisa, pois considera-os um rastilho de outros tempos.

"Não é um cheiro a mofo que trago comigo, mas um cheiro a tempo!"

A pessoa mais exquisite que conhece (não pessoalmente) é a Anne Marie Schwarzenbach.


No próximo mês, mostraremos mais uma exquisite person! A não perder!!!


prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile