Como preparar a pele para uma ocasião especial

menu

Como preparar a pele para uma ocasião especial

Estamos na época das festas, dos casamentos, dos eventos e das férias (para alguns), o que torna a altura propícia para dedicar alguma atenção à nossa pele. Sinceramente, acho que o melhor segredo é ser fiel a uma rotina (simples ou complexa) e ser perseverante. Mas, ocasionalmente, todas as peles agradecem um boost de energia e para isso, existe uma série de produtos que nos ajudam a conseguir luminosidade e hidratação extra para a pele.

Neste contexto, reuni alguns produtos que uso quer em mim quer em trabalho, que fazem um quick fix na pele e que garantem que ela fique no seu melhor: para brilhar sozinha ou para receber maquilhagem.

Começar por limpar a pele com um produto de eleição é fundamental, seguido-se de uma esfoliação. Em breve farei um post dedicado a diferentes tipos de esfoliantes mas, caso gostem de esfoliantes físicos (aqueles que têm esferas) eu diria para fazerem na véspera porque a pele fica, por vezes, vermelha. No caso de gostarem da versão em tónico, esta seria a altura ideal para o utilizar.

Depois, a parte mais interessante começa agora e com a aplicação de máscaras, que acho que fazem toda a diferença, ou não fosse eu uma viciada convicta neste tipo de produto. Uma parelha interessante é fazer uma de limpeza e outra de tratamento e, neste momento, estou algo apaixonada por estas duas que comprei da Ella Baché. Assim, temos a Masque Soir de Fête e a Crème Masque d’Eternité.

Masque Soir de Fête é uma máscara argilosa para luminosidade e viço instantâneo. Contém argila chinesa (kaolin) que ajuda a limpar e esfoliar a pele, óleo de amendoim que é emoliente e anti-inflamatório, camomila e ainda óxido de zinco que é um anti-irritante e antioxidante. Confesso que não me agrada a parte de secar e ficar ali a pele presa, mas é comum neste tipo de máscara isso acontecer. A parte boa é que se retira sem grande esforço, com um paninho embebido em água morna e a pele fica preparada para a máscara seguinte: Crème Masque D’Eternité. Esta máscara é ultra rica e instantaneamente sana uma pele seca e desvitalizada. É altamente emoliente e reparadora, com cera de abelha e óleo de amêndoa doces. Pode ser aplicada em pequena quantidade, como creme mas geralmente uso como máscara, aplicada de forma generosa no rosto e pescoço. Retiro o excesso com um kleenex e noto que a pele fica aveludada, nutrida e basicamente impecável para os tratamentos que se lhe seguem.

Depois, no campo dos tratamentos, temos várias opções para todos os gostos. Os produtos que vos trago aqui hoje têm a função de preparar e tratar a pele e, em alguns casos, conseguem ter a valência de segurar a maquilhagem, também já na vertente de primer.

O mui afamado Beauty Flash Balm da Clarins que é maravilhoso e que nunca falta no meu kit. Pode ser usado como máscara ou como primer e, como o nome indica, é um tratamento de beleza flash que resgata uma pele cansada e stressada, ao mesmo tempo que ajuda a eliminar sinais de fadiga. Ajuda a hidratar e a dar luminosidade à pele e diz que redefine o contorno do rosto, coisa que não acho que faça mas que, mesmo assim, não o torna menos bom para os efeitos que assinalei.

Na vertente máscara, aplica-se e deixa-se actuar alguns minutos, findos os quais se deve retirar. Eu costumo passar um algodão em seco que acaba por retirar o excesso que esfarela na pele e que não é compatível com a aplicação de maquilhagem. Por isso, cuidado extra!

Como primer, deve ser aplicado com cuidado e com toques (não esfregar) porque, como disse, tem tendência a esfarelar. Gosto muito deste produto e acabo por recorrer muitas vezes a ele quando não há tempo para aplicar máscara, mas precisamos de uma injecção rápida de vitalidade numa pele carenciada.

´

Depois, avançamos para as ampolas de beleza, das quais sou totalmente viciada. Em mim, aplico por vezes como cura (depende do tipo de ampolas) ou naqueles dias/noites que parece que me passou um camião em cima e que preciso de uma ajuda no sentido de reanimar a minha pele. Em trabalho, e para maquilhagem de ocasiões especiais, uso sempre como primeiro tratamento que aplico na pele, antes de tudo o resto.

Assim, começo por esta ampola da Bruno Vassari – Bio Tens que é como água, basicamente, o que a torna rapidamente absorvida pela pele e não a massacra. Eu gosto de texturas untuosas mas quando vamos fazer um trabalho onde vamos empilhar vários produtos, optar por texturas leves e finas, ajuda a reter na pele tudo aquilo que ela necessita sem a pesar nem comprometer a duração da maquilhagem. Neste caso, esta ampola é para todos os tipos de pele e para estados que requeiram um efeito lifting e tensor, para além de ajudar a aliviar sinais de cansaço. Pode aplicar-se também misturado num creme ou na base, por exemplo.

Passamos agora ao Lifting Effect Beauty Flash da Comodynes (*) que consiste num tratamento de choque que tem por objectivo dar tensão à pele, alisar as rugas e desfocar poros. A embalagem é cómoda o suficiente para ser transportada na carteira para ser usado em qualquer altura, mesmo por cima da maquilhagem, mas é directamente na pele que podemos beneficiar do seu efeito tensor, na seguinte posologia, de acordo com a marca:

4 pumps > pele tonificada e radiante

6 pumps > efeito tensor

10 pumps > efeito ultra-tensor

Depois de o usar algumas vezes, tenho a apontar de negativo o facto de apesar de o produto vir em spray, a saída assemelhar-se mais a um esguicho, que a uma pulverização agradável. Daí que prefira direccioná-lo para as mãos e só depois aplicá-lo, com as mãos abertas a envolverem o rosto e com ligeiras pressões. A pele fica saciada e pronta a receber o resto dos tratamentos e acho que funciona lindamente como primeiro passo do resto da rotina. No entanto, no que toca a rugas e a poros, não acho que tenha qualquer efeito visível. Assim, direcciono este produto para o âmbito de tratamento, já que os ingredientes são bons e acho que tem um papel mais relevante nesse aspecto.

No âmbito de tratamento mas com um pezinho já no primer, temos este duo da it Cosmetics. O No. 50 Serum Collagen Veil Anti-Aging Primer é um primer hidratante e sérum, tudo no mesmo frasco. A textura é leve e fluida, tipo gel aquoso e ajuda a reter a água na pele, para manter aquele aspecto viçoso. É uma verdadeira infusão de coisas boas como óleos, manteigas, antioxidantes, vitaminas, colagénio, péptidos, etc, etc.

Feel The Moment Anti-Aging Ultra Hydrating Sensory Awakening Primer Serum é outro produto na mesma linha de dois em um, e conta com colagénio, ácido hialurónico mais uma vez e peptídeos, que hidratam e nutrem a pele sendo ideal para peles normais e secas.

Esta dupla ainda não passou da fase de test drive mas parece-me ser coisa da boa!

Por último, as Ampolas Flash da Martiderm, que comecei a usar há algumas semanas e que adoro. Ajudam a eliminar sinais de fadiga e stress, deixam a pele hidratada, bonita e preparada, para que a maquilhagem dure mais. É um produto adequado a todos os tipos de pele e ao contrário das outras ampolas, aplica-se por cima do produto de tratamento e antes da maquilhagem. Possui um sistema interessante de protecção e suporte da ampola, depois de aberta, o que também facilita a dinâmica de uso.

Como o nome indica, devem ser usadas apenas ocasionalmente até porque, para um tratamento diário e sustentado, a marca disponibiliza uma série de outras ampolas, às quais vale a pena deitar o olho.

Neste caso, na composição encontramos ácido hialurónico, partículas soft focus capazes de reflectirem a luz e “desfocar” as imperfeiçoes, péptidos e proteínas tensoras. Na prática, acho que o efeito mais notório é a luminosidade e a capacidade que este produto tem de neutralizar zonas secas e revitalizar de forma imediata áreas “apagadas”

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile