Maquilhagem para pele com rosácea e/ou sensível, com a Avène

menu

Maquilhagem para pele com rosácea e/ou sensível, com a Avène

{fotografia de Luísa Rodrigues, à qual agradeço a paciência infinita}

Tenho pele sensível e com rosácea. Falo imensas vezes de rotinas de beleza e produtos que ajudam a domar uma pele em ebulição, mas nunca falei sobre cuidados de maquilhagem específica para o caso, porque a verdade, é que nunca os tive. Uso todas as marcas que me apetece e, até ao momento, nunca tive qualquer problema com isso. Mas quando coisa anda grave, simplesmente não uso nada: concentro-me em ser rigorosa na aplicação da cosmética, e rezo a todos os santinhos para que passe rápido.

Posto isto, estou consciente que existem vários estádios de sensibilidade da pele e da rosácea (um estado de pele não implica o outro mas, normalmente, quem tem rosácea, tem pele sensível) e que o meu, não sendo o mais grave, é controlável pela aplicação certa de produtos. Mas também sei que, para peles muito mais sensibilizadas e com rosáceas em estados avançados, a maquilhagem pode ajudar muito na camuflagem de certas imperfeições que a mesma despoleta (vermelhidões, acne da rosácea, irritações, descamação, etc.) e, para quem usar, é importante que a mesma seja adequada e de boa qualidade, para minimizar o agravamento da situação.

Serve esta introdução para explicar que de facto, falar sobre o assunto, era uma lacuna aqui no blog e, foi por isso, que aceitei de imediato o desafio bem pertinente que a skin me lançou: testar alguns produtos da Couvrance da Avène, linha adequada a peles sensíveis. Neste momento, ando recuperar-me de uma crise alérgica, pelo que me pareceu oportuno aferir o desempenho da gama.

Isto não pretende ser um tutorial mas serve como pretexto de explicar como usei cada produto e ir dando algumas sugestões, num passo-a-passo personalizado.

Vamos a isso?

Assim, comecei pela pele e com a aplicação de dois produtos: Fluid Foundation corrector 02 (*) e a Concealer pen em bege (*). A base foi uma agradável surpresa, já que estou tão habituada "às de sempre" que acabo por variar pouco na aplicação deste tipo de produtos. Esta, em particular, é cremosa mas oil-free, ultra resistente e adorei o facto de ser leve mas com cobertura ligeira que, no meu caso, e pela sobreposição, foi suficiente para cobrir as imperfeições. Apliquei com a mão, em toques leves e depois aprimorei com a Beauty Blender (ando viciada nesta esponja). Para a zona da olheira, apliquei um toque da caneta correctora, insistindo naquela sombra interna que teima em dar um ar cansado. A textura é bastante transparente e, em caso de olheiras mais escuras, talvez seja necessário um pouco mais de intenção na sua aplicação (ou outro produto) porque pode não ser suficiente. A seguir, selei com um véu de pó transparente que, por ser de outra marca, não aparece aqui mas para o efeito, a marca disponibiliza um mosaico, igual ao que usei para colorir, em tom neutro, e que seria perfeito para a tarefa. {Abro aqui um parênteses para dizer que, para quem tem a rosácea e vermelhidões mais exacerbadas, ou outras imperfeições mais acentuadas, a Avène disponibiliza correctores coloridos em bastão, dos quais temo sempre a aplicação mais pesada. No meu caso, o facto de a base ser amarelada, foi suficiente para neutralizar o rubor, e uniformizar o tom de pele.}

A seguir, corrigi a sobrancelha com o Eyebrow corrector pencil em castanho (*) dando leves toques numas falhas que tenho. Eu não sou fã deste tipo de produto para sobrancelha porque tem que se estar sempre a afiar a mina, caso contrário, em vez linhas, temos borrões. Geralmente prefiro canetas ou lápis mais finos, sendo que reservo esta tipologia de lápis para preencher falhas, mas nunca para desenhar. Para além disso, achei a mina demasiado mole para o efeito mas, descobri-lhe uma outra valência, que foi usá-lo para desenhar um (muito) tímido eyeliner.

Para os olhos, recorri a duas cores da paleta mosaico para dar alguma definição. O pó não tem brilho e a intensidade é moderada. Eu aconselho a, no caso de optarem por não aplicar qualquer cor, passar a caneta correctora em toda a zona. É sempre importante uniformizar a pele na zona periocular.

O trabalho nos olhos ficou rematado pela aplicação da máscara de pestanas High tolerance em black (*). Gostei desta máscara, principalmente por dois motivos. É pequena, como eu acho que este tipo de produto deveria ser (na realidade, o tamanho dos produtos em geral, deveria ser mais pequeno) já que as máscaras têm um prazo de validade muito curto e a sua substituição regular, é fundamental. E depois, gostei do aplicador em silicone, que deposita produto q.b e deixa as pestanas bem separadas e abertas. A sua remoção exigiu algum empenho o que prova que a máscara é resistente e duradoura mas, para quem tem a pele e olhos sensíveis, deve munir-se de produtos adequados na sua remoção. Caso contrário, a tendência é esfregar e isso é um big no-no.

Depois, o meu produto favorito de todos (e o mais bonito também), o Bronzer mosaic powder (*). É constituído por uma série de mini pastilhas coloridas, embutidas numa caixa branca, simples e elegante, e que justifica o seu nome. Existe em três gamas cromáticas sendo que este, o bronzeado, tem vários castanhos à mistura, um amarelo clarinho e um coral, para animar. Os castanhos mais secos, sendo mates, dariam para fazer a modelação do rosto mas, sendo tão pequeninos, são alvo difícil de acertar com o pincel. Assim, usei a parte mais escura para envolver a bochecha e a zona mais colorida, para rematar.

Quem tem rosácea teme, por vezes, usar blush. Quando de facto o rubor transparece através da base, eu opto por não aplicar nada e tirar partido desse fenómeno. Terrível, eu sei, mas temos de jogar com o que temos. No caso de a vermelhidão estar neutralizada, não vejo mal nenhum em recorrer a qualquer cor de que gostemos, para dar vida às bochechas.

Por último, só faltava mesmo ali um batonzinho para alegrar, e este sem dúvida que veio rematar em beleza. Na minha opinião, claro, porque perco-me por cores framboesa, ainda mais em peles branquinhas. O Duo lip and lip contour (*) é um produto duplo, onde de um lado temos uma mina fina, para delinear a beiça (ou preenchê-la, que a cor é catita) e do outro, um stick mais grosso, que dá cor e hidratação aos lábios. Usei uma combinação de ambos e gostei muito da textura, da cor e do acabamento semi-transparente.

Gostei muito da maioria dos produtos, as fórmulas são boas e as cores que existem, assertivas. A maquilhagem chegou ao fim do dia impecável, sem aquela sensação claustrofóbica de peso na pele, de que apetece tirar tudo. Não podia, no entanto, deixar de referir que o facto de a paleta cromática ser contida, acaba por ser um pouco redutor em termos de possibilidades e da criação de maquilhagens variadas assim como a dificuldade que pode ser encontrar um tom de base ou de corrector adequado aos vários tons de pele.

Gostava de salientar que, para quem tem pele sensível ou com rosácea, ou ambas, o fundamental é tratar a pele. A maquilhagem serve para melhorar a aparência de alguns defeitos e deve ser usada nesse sentido. Bem sei que quando temos imperfeições, queremos camuflá-las, mas o mais certo é passarmos o limite, sem darmos por isso. Valorizo sempre o fenómeno da distracção, já que o melhor é manter as aplicações dos produtos fininhas e destacar o look com um batom colorido, um eyeliner memorável ou uma sobrancelha de sonho.

[A Avène é a marca do mês na skin e por isso está com 25% de desconto até dia 31, incluindo todos os produtos que usei.]

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile