Rotina dia/noite

menu

Rotina dia/noite

Confesso que adio o mais que posso a escrita destes posts porque, como se vê, a coisa é extensa. Mas como sei que algumas de vocês gostam de conhecer melhor os produtos que me passam pela cara, assim como eu adoro ver rotinas de outras pessoas, cá vai, num esforço não menos que colossal, a rotina número 10.003 que andou em testes em meados do verão...passado!

MANHÃ

Limpar a pele de manhã é sempre algo que faço de forma rápida e expedita. Uma água micelar, água termal q.b. e quase sempre brumas, fazem parte desse ritual.

Assim a água micelar da Topicrem portou-se bem, até porque a tarefa não é complicada: limpar de forma suave, sem repuxar a pele e mais, não peço. Para rematar, um borrifo de água termal que foi feita com esta água termal de Monchique até se finar. Para brumas, duas que gostei bastante, e que já deram ares da sua graça por aqui:

Payot Brume Éclat é uma bruma multi-funções que pode ser a qualquer momento do dia e das rotinas. Gosto do aroma a frutos, super fresco que desperta os sentidos pela manhã, e do sistema de atomizador super fino e leve, que deixa um véu transparente na pele.

Sisley Floral Spray Mist (*) tem um aroma calmante e relaxante e senti que hidratava a pele sendo perfeita nesta etapa e antes dos cuidados seguintes.

Em seguida, entramos da fase dos séruns:

OLHOS: Lancôme Advanced Génifique Eye Light Pearl Illuminator foi quase sempre o primeiro produto apicado porque o aplicador de metal o torna ideal para despertar e fazer uma ligeira drenagem matinal na zona do contorno dos olhos + Skinceuticals Aox Eye Gel (* via sweetcare), um poderoso cocktail de anti-oxidantes que protegem a pele delicada dos olhos. Tem ácido ascórbico, ácido ferúlico e phloretin!

ROSTO: Sesderma Hidradem Hyal é um sérum básico com ácido hialurónico, que convém a qualquer pele, de qualquer idade em qualquer altura do ano e/ou Paula Choice Skin Recovery Super Antioxidant Serum que tem uma selecção boa de ingredientes (tocopherol, retinol, vitamina c, etc.) e age como um poderoso anti-oxidante.

Para selar tudo o que de bom se aplica na pele, os cremes:

Elizabeth Arden Ceramide Crème Contour des yeux SPF 15 Foi um creminho muito apreciado, de textura generosa e com SPF. Vale pela formulação com ceramidas, peca pelo tipo de pote que nos obriga a enfiar os dedos lá dentro.

Shiseido Benefience Concentrated Neck Contour Treatment na minha saga pelos cremes de pescoço, calhou na rifa testar este dedicado exclusivamente à zona do decote com a promessa de reduzir a aparência de rugas e refirmar a pele. A textura era porreira mas analisando a formulação, e perdi a paciência logo ali nos primeiros seis ingredientes, não fiquei com a certeza de que este produto assegure algo mais que hidratação e suavidade à pele.

Elizabeth Arden Ceramide Lift And Firm SPF30 PA++ fazia par com o de olhos e valeu, também dessa forma, pela formulação com ceramidas, pela textura generosa, que me agradou, e pela protecção solar. OU o line interception power duo da la prairie (*) que já foi devidamente apresentado neste post. Adorei a embalagem luxuosa, a textura mas, como não tenho rugas significativas, não consegui confirmar a capacidade deste creme nessas valência. Ainda assim, é inegável que a fórmula era esplêndida, a pele ficou radiante e o sistema de preservar o produto é imaculada. Ah, e pontos positivos para a protecção solar, que era reforçada, de qualquer forma, com um destes produtos seguintes (afinal era verão e SPF nunca é demais):

Seria então, um destes três, à escolha:

Bioré Uv Aqua Rich Watery Essence SPF 50+ PA*** tem uma textura super light mas o forte cheiro a álcool, que me deixou de pé atrás, até hoje, na verdade, tem-me impedido de o usar mais amiúde.

Chanel Uv Essentiel Anti-Pollution SPF 50+ é um dos favoritos, pela textura fluída, e só não leva menção honrosa porque deixa a cara branca.

Bioderma Photoderm Nude Touch SPF50+ no tom Natural Tint foi muito adorado no verão (agora está em stand by) pela textura fluída e mate mas que me deixa a pele a repuxar, agora no inverno.

EltaMD UV Shield Broad-Spectrum SPF 45 é um protector solar de rosto maravilhoso! Do melhor que já usei! Tinha imensa curiosidade em testar esta marca, já que a vi referenciada em inúmeros instagrams e, na impossibilidade de a conseguir comprar cá, deitei a mão a sachets (no ebay, claro, que é o único sitio onde ainda me safo a arranjar coisas em sachets que ditam que a encomenda fique abaixo dos 22€) e comprovei, efectivamente, a qualidade desta marca americana. E gostei tanto porquê? Porque tem uma textura maravilhosa, que desliza na pele tipo veludo, não cola, não resseca, não deixa resíduo branco e garante protecção UVA e UVB.

Para finalizar a rotina matinal, apenas mais uns detalhes:

Quando me maquilho, gosto de finalizar a aplicação da base com este Pure Light Elixir da Eisenberg Paris que uso para energizar e uniformizar a pele, e deixá-la mais radiante e natural. Aplico em toques, normalmente com a Beauty Blender e gosto muito do acabamento que dá!

Ren Flash Defence Anti-Pollution Mist é um spray que tem por finalidade criar um véu de protecção anti-poluição. Uso como último passo da rotina, com ou sem maquilhagem. Deixa a pele luminosa, e por isso, é um bónus extra na protecção garantida.

Último passo, um lip balm que gosto sempre de ter por perto e na altura, seria este Ictyane stick labial hidratante Ducray. Simples, básico, eficaz!

NOITE

(cucu, ainda aí está alguém? Vamos à rotina de noite?)

Limpar a pele à noite, é sempre tarefa que encaro com maior seriedade e por isso, tenho sempre opções para limpeza a seco ou com água, consoante a necessidade e vontade do momento. A dupla de leite e tónico Biosource da Biotherm foi coisa jeitosa a que deitei a mão, porque tem um tamanho grande e durou imenso. Ainda assim, não posso deixar de frisar que o tónico tem álcool, que é coisa que vou tentar erradicar de produtos que venha a comprar. Ah, uso leite+tónico, caso não me maquilhe, porque se assim o for, prefiro usar um óleo ou então, um gel desmaquilhante. É mais rápido, eficaz e evita esfregadelas desnecessárias. Na altura, andou a uso este Martiderm - Gel micelar de limpeza do rosto (*) que adorei! Seguramente, o melhor gel desmaquilhante que já usei porque é eficiente como um óleo, e bastante suave!

Passando à preparação da pele, pós limpeza, quase diariamente, passo a minha loção P50W da Biologique Recherche que adoro! Por cima, e depois de uns minutinhos, uma orvalhada da Bioderma Eau Dermatologique Brume Apaisant, que gostei bastante já que tem um sistema fininho de aspergir produto e ajuda a apaziguar a pele. Como último passo, e ainda com a pele algo húmida, aplico estas duas essências:

-rosto: Aqua Rosa da Sanoflore que é uma água gelificada com rosa damacena e contém também, infelizmente, álcool.

-olhos: Aqua Hypnotica Reviving Botanical Essence for Eyes and Lashes, com textura similar mas específica para o contorno dos olhos, diz ajudar a reduzir o inchaço e iluminar. Também a uso de manhã e não noto que tenha grande efeito nessa valência mas é inegável que é uma textura que desperta e impregna a pele de hidratação e que funciona como uma espécie de pré-serum.

Séruns é a etapa seguinte e uso de acordo com a vontade ou necessidade da pele:

- REN Max Moisture Concentrate que penso ter sido descontinuado mas que foi, ainda assim, bastante apreciado. Textura muitíssimo leve dava, sobretudo hidratação e por isso, funcionou lindamente debaixo de qualquer creme.

-Na mesma tipologia, o Galénic Aqua infini soro intensificador de água é um gel rosa com micro-cápsulas altamente hidratante e emoliente. A formulação parece-me boa mas conta com álcool...e é isso...

- Paula's Choice Skin Recovery Super Antioxidant Serum tem uma excelente formulação e conta com tocopherol, retinol, vitamina c, etc. A textura é rica e oleosa e por isso, adequada a peles normais a secas sendo que, leva algum tempo a ser absorvida.

-Re:NK Essential Moisture Revital Ampoule é uma ampola que diz ter efeito branqueador e anti-rugas, ajuda a hidratar e refirmar a pele.

[aproveito para distinguir SÉRUM e AMPOLA, já que esta é considerada mais concentrada que o primeiro. Podemos encará-la como um booster e, em termos de aplicação, ainda que varie de marca para marca, aplicamos essência+sérum+ampola]

-Clarins Extra-Firming Lift Perfecting é um sérum consistente do qual gostei bastante já que, por si só, deixava a zona do contorno dos olhos alisada mas que, combinado com um creme, fez maravilhas pelo meu contorno ocular.

-Elizabeth Arden Ceramide Capsules Daily Youth Restoring Eye Serum foram outra possibilidade numa textura mais oleosa. De destacar as ceramidas, ingrediente-chave desta gama, o qual ajuda a pele a reter água e que contribui para o preenchimento e regeneração da pele.

Como creme, que divido entre olhos, rosto e pescoço, andou a uso:

- SVR Topialyse Palpébral é um creme/gel para pálpebras irritadas e atópicas. Mantém a zona hidratada e protegida e espero que, a longo-prazo, traga igualmente benefícios e evitar pele descaída!

- nuxe splendieuse anti dark spot (*) é um cuidado para o contorno de olhos que padeça de manchas e olheiras, que não sendo o meu caso, achei que foi um produto simpático na hora de hidratar a área.

- Sensai Soothing Cream é creme generoso, mas não pesado, adequado a peles sensíveis e reactivas. Gostei de usar, a pele andou apaziguada e mais, não posso pedir.

- Sesderma Factor G Renew Oval Face and Neck, como o nome indica, é um creme de textura leve, para a zona do pescoço e contorno facial. Diz alisar rugas, estimular o colagéneo e a elastina e, apesar de confiar na Sesderma, admito que é sempre impossível averiguar o impacto de produtos de pescoço já que, acho que se começam a notar sinais de idade, tais como rugas e perda de firmeza. Ainda assim, estou convicta que, se não usasse nada, ou negligenciasse a zona, estaria pior!

- Sesderma Acglicolic classic forte gel-creme antienvelhecimento peles mistas é um creme com uma concentração jeitosa de ácido glicólico. Estimula a regeneração celular, contribui para uma pele luminosa e hidratada. Também sinto que ajuda na textura da pele, tornando-a mais uniforme. A minha pele sensível tolera muito bem este produto e nunca senti qualquer desconforto ou agravamentos da sensibilidade.

Por último e como passo extra, este Booster Repair da Clarins que uso misturado com o creme ou então com máscaras hidratantes. Deixa o creme mais rico e a pele mais luminosa!

Em dias em que não tenho paciência para o tratamento nocturno, coisa rara de acontecer, recorro a este Global Anti-Anging Wake up Balm da Estée Lauder altamente emoliente e hidratantes. A textura é fina, apesar de tudo, mas aveluda e é uma espécie de tratamento completo que garante pele radiante pela manhã. Pode ser igualmente usado para finalizar a rotina nocturna, tipo sleeping mask. Por vezes uso igualmente nessa valência, ou então, umas gotas de um destes óleos faciais, que nunca mais acabam!!!

-Shiseido Future solution lx huile de Soin Sublimatrice, um óleo luxuoso maravilhoso, que dá para usar no rosto mas também no cabelo e corpo. Muito bom, deixa a pele nutrida e bonita! Contém óleo de prímula, óleo de cártamo, óleo de argão, óleo de jojoba e óleo de macadâmia e funciona como tratamento preventivo anti-secura.

-Marula Neroli Infused da African Bontanics de textura mais pesada que o anterior, é rico em vitaminas C+E e ácidos gordos, promete ajudar a reduzir as vermelhidões da pele, sendo indicado para peles reactivas. 

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile