Tratamentos pré-lavagem de cabelo

menu

Tratamentos pré-lavagem de cabelo

Eu sou fã de tudo que sirva para cuidar e sublimar o cabelo, durante ou após a lavagem. Mas a verdade é que, podemos começar a tratar o cabelo ou mesmo o couro cabeludo, antes da fase do champô. A vantagem de usar um tratamento previamente à lavagem é que é possível recorrer a produtos mais pesados e de acção intensiva, sem a preocupação de "melar" o cabelo, já que o vamos lavar em seguida. Para além disso, alguns destes produtos também servem para preparar o cabelo para os tratamentos subsequentes ou protegê-lo da acção excessivamente "lavante" do champô, por exemplo.

Assim, existem no mercado uma série de opções para todos os gostos, necessidades e saldos no cartão. Passemos aos exemplares que aqui tenho em casa e que uso, em modo rotativo de acordo com as necessidades (ou sempre que me lembro).

Esta dupla que aqui vêem - Dermocapilar Mask e o Herby Fuerte, da Simone G.- já foi tema principal num post aqui, lembram-se? Pois bem, a mesma, composta por um gel máscara e um spray anti-caspa, (que podem ser usados em separado) é em parceria que tratam, revitalizam e regeneram o couro cabeludo. São excelentes como acção esfoliante do couro cabeludo e imbatíveis a limpar e eliminar impurezas, produtos de styling, pó e gordura, nem sempre eliminados correctamente apenas com um champô. Isto parece um anúncio a um detergente da máquina, mas a verdade é que noto o cabelo mais solto e sem "flocos de neve" sempre que os uso e por isso, atesto a sua eficácia.

Temos agora a minha última aquisição - Kérastase Immersion Nutritive Pre-Shampoo Nutrition Replenisher - que é indicada para cabelo extremamente seco e promete preparar e potencializar a acção dos produtos que se lhe seguem. Costumo repartir pelos meios e pontas e deixo em pose, no mínimo meia hora. Mas quando tenho disponibilidade, aplico de véspera e durmo com ele. Neste momento, o meu cabelo muito seco, anda minimamente domado e, não sei atribuir a esse facto a este produto em particular, ou ao conjunto de todos. Mas de qualquer forma, tudo da Kérastase é maravilhoso, e este produto, não é excepção.

A versatilidade deste óleo - Eisenberg Soin Pur Éclat (*) - já foi "amplamente" apresentada neste post, e a prova é que o posso incluir nos tratamentos pré-lavagem, já que é uma das suas valências. Não o posso/devo usar no rosto e, como tal, reservo-lhe a tarefa de nutrir o cabelo, uns minutos (ou horas) antes da sua lavagem. O cabelo, depois de impregnado neste óleo fica bem pesado, mas após a lavagem, fica bonito e com muito brilho.

Elixir Ultime da Kérastase é igualmente multi-facetado e tanto pode ser usado antes da lavagem, como após, como no entretanto. Não o uso tanto para pré-lavagem, já que tenho outros produtos que servem apenas para isso mas, em termos de óleos de cabelo, é sem dúvida, um favorito: deixa o meu cabelo disciplinado sem pesar e elimina aquele frizz irritante que teima em aparecer depois da lavagem. 

Passemos agora a uma opção mais em conta -Yves Rocher Azeite Reparador (sem silicone, parabenos nem colorantes). Basicamente funciona como os seus antecessores e, para o preço que custa, é uma opção a considerar. Parece mel em termos de cor e textura, e não pesa (ainda que caso acontecesse, não seria factor discriminatório pelos motivos que enunciei em cima).

Por último, tenho o WonderfulTonight S Factor da Tigi (Overnight Tretament for Damaged, Dry and Depleted Hair in Need of Intense Repair), indicado para ser usado durante o sono. Promete tratar e rejuvenescer o cabelo seco e estragado e, possui na sua composição, uma série de componentes, que  prometem providenciar protecção e suavidade, ao mesmo tempo que actuam como antioxidantes. Deve-se aplicar pelo menos duas vezes por mês, no cabelo seco, e depois de escovado. De manhã, é só proceder à lavagem e cuidados habituais.  

Admito que tenho este produto há bastante tempo, porque quando o comprei, não li as instruções e pensei que seria do género de uma bruma ou máscaras nocturnas que a Kérastase tem e que, basicamente, tratam o cabelo mas são absorvidos e, de manhã, nada resta dessa actividade a não ser uma melena tratada e rejuvenescida. Expectativas à parte, acordei com o cabelo todo gosmento e odiei, claro, porque nunca lavo o cabelo de manhã, e tive de  resolver a coisa com um coque mal amanhado. 

Resolvi dar nova oportunidade ao coitado (que não sou pessoa de guardar rancor, assim à primeira), e perceber onde havia o erro. Se meu, de ter espectativas elevadas por uma marca que até gosto, ou se do produto, por ser daqueles engana tolos que cumpre muito pouco (ou nada) daquilo que promete. Percebi que a culpa tinha sido minha, já que é suposto ele agir durante a noite e, retirar o excesso pela manhã, com lavagem. Ainda assim, apesar de não adorar o efeito pastilha elástica que fica no cabelo, a verdade é que é eliminado de forma pacífica. Não noto nenhuma melhoria dramática quando o uso mas também, como já disse atrás, não sei definir se o meu cabelo anda "benzinho" pelo uso de algum produto  específico, mas o mais certo é ser por TUDO o que lhe meto em cima.

Na falta de qualquer destes produtos, e no caso de possuírem massa capilar muitíssimo seca, podem experimentar usar em tratamento pré-lavagem, óleo de amêndoas doces. O princípio é o mesmo: aplicar no cabelo seco, pentear e deixar repousar. A acção pode ser intensificada com o envolvimento do cabelo numa toalha quente. Depois, com a lavagem, qualquer vestígio de gordura sai e o cabelo fica nutrido e cuidado. 

Alguém tem algum produto deste género que me recomende?

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile