cuidados para o contorno dos olhos

menu

cuidados para o contorno dos olhos

Há quem defenda que o contorno de olhos não necessita de cuidados específicos. Olhando para este arsenal que tenho ali a uso, tenderia a discordar, até porque uso produtos com diferentes fins e diferentes texturas que não encontro em produtos ditos para o resto do rosto. Posto isto, e cada um deve tratar a pela como bem entende e de acordo com aquilo que gosta e acha que precisa, eu tendo a dividir os cuidados em três grupos. Os séruns, porque têm uma textura muito mais fluída e leve, que é compatível com a aplicação de um creme em cima, ou apenas por ser mais leve e dialogar melhor com maquilhagem na área. Depois os cremes, que uso consoante se trate de uma rotina diurna, para a qual reservo coisas mais leves e de preferência, descongestionantes, e para a nocturna, coisas mais densas e nutritivas. E por fim, as máscaras, para aquele tratamento ocasional mas que deixa a área hidratada e mimada.

OS SÉRUNS

Começando então pelos séruns, e para a manhã, uso o Moisture Replenish Eye Roll On  da linha AQUAMEMORY que gosto para esta altura do dia pois além de ser bem leve, tem uma esfera refrescante que faz uma ligeira massagem. Não esperem que este produto tire inchaço  e olheiras matinais, como promete, mas que trabalhe sobretudo para descongestionar a área.

Para a noite, tenho duas opções. O Givenchy Vax'in For Youth eye serum (que parece estar esgotado/descontinuado) e que consiste num sérum mais encorpado, se se pode dizer assim, e que  hidrata a pele do contorno dos olhos e pálpebras. Não deixa qualquer película nem resíduo, e tem como máxima coisas tipo "protecção da pele sujeita a agressões citadinas" e "desintoxique a sua pele", que me deixam sempre desconfiada porque isso, na prática, não quer dizer nada. De qualquer forma, gosto bastante deste produto e acho-o competente para aquilo que espero dele que é dar um pré-conforto ao redor dos olhos. 

Isto leva-nos ao outro sérum, da elemis, o Absolute Eye Serum, bem mais fluido, que aplico ora à noite ora de dia. Acontece que também este sérum promete coisas que não pode cumprir, tal como erradicar olheiras e papos (não sei porque teimam em dizer estas coisas) e claro que não o consegue (não conheço nenhum produto que o consiga). Mas não é por isso que gosto menos dele, porque dá aquilo que eu procuro, que é elasticidade à pele fina do contorno dos olhos.

OS CREMES

Também para os cremes tenho algumas opções que aplico, consoante a textura e o efeito, de dia ou de noite. Começando com os que aplico de dia, tenho este Idealist Cooling  Eye Illuminator da Estée Lauder (mais um produto que julgo estar esgotado/descontinuado) e do qual gosto bastante não só pela textura fininha mas confortante, como pelo aplicador em cerâmica que se mantém fria e que dá aquela sensação refrescante logo de manhã. Tem uma ligeira iridescência pouco evidente, mas que a marca considera ajudar a iluminar a área, coisa que discordo, já que o efeito é pouquíssimo evidente. Ainda assim, de salientar que a fórmula contém alguns ingrediente de interesse, no que toca a mitigar alguns sinais da idade. 

Assim nesta leva, aproveito para falar de outro creme semelhante, o Soin Anti-Âge da linha Nuxellence da nuxe (*) que vem também numa embalagem em tubo cuja saída é feita através de um aplicador refrescante de metal, que ajuda a massajar e despertar pela manhã. O creme é laranja e tem por objectivo a ajudar a corrigir a área escura das olheiras, ao mesmo tempo que a trata. Posso desde já dizer que não gosto deste produto e tem sido um suplício de terminar já que a textura é difícil de espalhar e esfarela bastante, quando aplico maquilhagem por cima. Para além disso, a sensação alisante que dá, advém dos silicones que encontramos amiúde na formulação, bem como perfume, logo ali entre os primeiros ingredientes. 

Para a noite, gosto de uma coisa mais reconfortante e o creme de olhos da Chalotte Tilbury tem se portado à altura, já que é bastante generoso e rico. Claro que, mais uma vez, a darling da Charlotte Tilbury promete coisas que esta poção mágica não dá, tais como iluminar as olheiras e blá blá blá. Mas não cara amiga, não vai. Vai hidratar e manter a zona dos olhos elástica e alisada mas é só isso. Ponto muito negativo para o pote, o qual, ainda que muito lindo, me obriga a enfiar a manápula lá dentro e que, muito possivelmente, já fez a formular deteriorar há muito, muito tempo.

AS MÁSCARAS

Em creme, temos  três opções que guardo, quase sempre, no frigorífico, para aquele efeito tensor e refrescante, que sabe tão bem, logo pela manhã, ou numa versão mais relaxante, à noite. Começo pela versão gel desta Active Contour da SOHTYS, que aplico também nas pálpebras. É muito leve e quase não deixa qualquer resíduo, depois do tempo de pose.

A outra máscara é esta da Clarins da linha Hydra Essential que é óptima para peles desidratadas, e que adoro. Esta máscara já a comprei vezes infinitas e recomendo bastante a quem tem esta zona do rosto desidrata, a repuxar ou desconfortável. A textura em creme/gel é leve mas densa o suficiente para aportar conforto. Normalmente aplico em camada generosa e deixo durante a noite ou, se o tempo for curto, aplicar em espessura mais fina.Contém perfume logo, peles mais sensíveis podem não gostar!

Por último, nesta leva de máscaras em creme, a elemis absolute eye mask, que tal como a da SOTHYS, é em gel mas um pouco mais denso. De qualquer forma, não a adoro porque durante os primeiros minutos de pose é muito irritante para os olhos e fico a lacrimejar. Agora digam-me se faz algum sentido, num produto que é especifico para esta zona, termos este tipo de reacção

Num outro registo de máscara, agora em patch, uso volta e meia estes Eye Therapy da Talika, que comprei em mono doses e que tive a sorte de, posteriormente, a marca me enviar mais alguns, com a benesse de virem com esta caixinha muito janota, onde se podem guardar para pelo menos mais três utilizações. Vêm com a promessa de reduzir as rugas, olheiras e papos em apenas 30 minutos, para além de anunciarem que a fórmula se baseia em terapias desenvolvidas para o pós-tratamento de intervenções cirúrgicas. No entanto, e honestamente, não acho que tenham efeito evidente em nenhuma destas vertentes o que não quer dizer que não goste deles pela mesma razão que uso tudo o resto: deixam a pele alisada e hidratada. Agora para papos e olheiras, meus amigos, a solução ainda não se vende em frascos. Também da Talika, tenho também estes Eye Detox Eye Decompress que têm uma vertente mais refrescante  e descongestionante que os seus pares. O protocolo é também diferente, já que o tecido vem em seco e apenas na hora de se aplicarem é que se embebem na solução que os acompanham.

 

O uso de qualquer destas máscara pode ser combinado com a aplicação de outras máscaras para o resto do rosto e pescoço, e podem, inclusive, fazer uma máscara dupla, que é quando a aplicam por baixo de uma sheet mask. Parece um pouco redundante,e é, mas não vejo razão nenhuma para de vez em quando reforçar o mimo dado à zona do rosto que tendencialmente tende a vincar mais.

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile