Cores complementares

menu

Cores complementares


Fonte: weheartit.com

Quem me conhece, sabe que sou fã incondicional de cor.  Não há nenhuma cor da qual não goste, mas o castanho é das cores que menos uso, pois admito não lhe achar grande piada na hora de o vestir. O preto total ou em grande quantidade, também não tem grande espaço no meu universo e uso-o normalmente em apontamentos!
Muito se podia dizer sobre a conjugação de preto e loiras, mas a verdade é que de uma maneira geral, acho que o total look preto é das coisas mais desinteressantes que pode haver. É fácil de combinar? É, sem dúvida alguma, mas com tanta cor disponível, não é tudo muito mais divertido e interessante, quando se brinca com as imensas possibilidades que as cores nos permitem?
E é na hora de conjugar cores, que acho particular graça à coordenação de cores complementares!
A harmonia complementar é composta por duas cores opostas no círculo cromático (ver imagem em baixo), que contiguamente, dão uma sensação vibrante e forte. 


É, no entanto, um contraste que pode por vezes tornar-se agressivo e extravagante. E se pensarmos que, uma das combinações possíveis, é o verde e o vermelho, imediatamente somos levados para pensamentos como :" Parece uma árvore de Natal!  ou " Olha uma bandeira Portuguesa!".
É por isso que, uma forma de contornar e amenizar esse choque cromático, é optarmos por tonalidades mais esbatidas e claras. Não deixa de ser uma coordenação complementar, mas é muito menos chamativa e causará menos insegurança.
A dica, no que toca a coordenar as cores, é : se souber a sua tendência de cor (teste das cores ) opte por utilizar, junto ao rosto, a sua cor de tendência e depois, coordená-la com a cor complementar e com um neutro (cinzas, castanhos, marfins, terras, gangas, toupeira, etc.) e/ou metalizados.

Algumas combinações possíveis:

Amarelo-verde & Vermelho-violeta


Vermelho-laranja & Azul-verde


Amarelo-laranja & Azul-violeta



prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile