Cabelo e couro cabeludo oleoso - problemas e soluções

menu

Cabelo e couro cabeludo oleoso - problemas e soluções

Há uns meses largos (mais do que eu gostaria de admitir) uma leitora pediu conselhos sobre cuidados para cabelos oleosos. Eu anui e o pedido ficou registado. Obviamente que sei (e quase todas sabemos) aconselhar produtos para este tipo de cabelo. Mas a verdade é que eu não tenho cabelo oleoso, nem nunca tive, daí que me pareceu uma ocasião pertinente para pedir ajuda e conselhos a quem sabe mais e lida com esta problemática todos os dias. Nem que seja nos cabelos dos outros! Assim, pedi ao Alexandre do Diff Hair Designers, meu cabeleiro há anos, para me ajudar nesta tarefa. Fica  aqui dado o seu testemunho como profissional, não só sobre a questão dos cabelos oleosos  mas atmbém sobre vários tipos e géneros de produtos. Espero que seja útil.

"O cabelo oleoso reconhece-se com muita facilidade pois perde o seu volume pouco depois da lavagem, logo, apresenta um aspecto "colado" e sem expressão, havendo necessidade de recorrer frequentemente à lavagem. O couro cabeludo é quase sempre acompanhado de uma pele do mesmo tipo. Uma certa quantidade de gordura é essencial para a saúde do cabelo e da pele, contudo os problemas surgem quando, as chamadas glândulas sebáceas, produzem mais gordura do que elas conseguem absorver.

Até há bem pouco tempo, pensava-se que as lavagens muito frequentes estimulavam as glândulas sebáceas a produzirem cada vez mais e mais sebo. Contudo, hoje, acredita-se que o controle do cabelo exige um couto cabeludo bem limpo, podendo lavar-se o cabelo frequentemente desde que se use um champô adequado.

Por isso, a regra será, lavar o cabelo sempre que este apresente um aspecto sujo e asfixiado. Assim, o cabelo deve ser lavado com o champô mais suave e adstringente que houver, o qual, depois de aplicado no couro cabeludo, nunca deve ser esfregado nem massajado em demasia, para não activar a produção de gordura das glândulas sebáceas.

No final, além de passarmos muita água para retirar bem o produto, devemos passar alguns jactos de água fria para selar a escama do cabelo e este ficar mais brilhante. Para além disso, um couro cabeludo oleoso, necessita de um produto de tratamento nas pontas que podem estar secas ou espigadas. Neste caso, devemos aplicar o produto só aí e em menor quantidade possível, para que se possa depois ser retirado com facilidade.


Vamos agora aos diferentes tipos de produtos e cuidados para cabelos.

Cuidados de frequência - Champô de frequência e, após este, aplicar uma loção adstringente para uma limpeza mais profunda.

Cuidados semanais - Tratar do couro cabeludo fazendo uma oxigenação para remover células mortas e limpar certas películas que este poderá ganhar.

Cuidados mensais - Fazer um peeling para limpeza profunda do couro cabeludo e cabelo, duas vezes ao ano (mudança de estações). Aplicar ampolas de tratamento anti-queda ou anti-gordura, para um tratamento em profundidade. Neste caso, podemos aplicar as ampolas de queratina para tornar a haste do cabelo mais saudável e tonificar o couro cabeludo.

Purify Shampoo limpa em profundidade todos os tipos de cabelo. Elimina resíduos de produtos de styling e remove o excesso de minerais no cabelo ao mesmo tempo que o remineraliza e reestrutura. Ideal para usar antes de fazer o CPR, por exemplo.

Specialty Shampoo é o produto ideal para cabelo e couro cabeludo oleosos já que elimina todos os resíduos. Deixa o cabelo suave e macio pois tem propriedades hidratantes.

Balance Conditioner adequado para cabelos normais e saudáveis, deixa-o nutrido e luminoso, pois contém vitamina B5 e açúcares naturais. O cabelo fica maleável e livre da acumulação de resíduos.


Em relação à tipologia dos champôs versus utilidade primária, algumas das questões mais frequentes são:

P: Que champô escolher? Será que é adequado para o meu cabelo?

Champô multi-usos ou para cabelos normais - Limpam o couro cabeludo e cabelo e não corrigem nenhum estado em especial.

Champô purificante - Serve para extrair todo o tipo de resíduos do cabelo ficando este preparado para um trabalho técnico. Geralmente, deixam o cabelo mais seco e emaranhado e são por vezes são confundidos com os champôs de cabelos finos.

Champô de ácidos equilibrados - Limpa todos os tipos de cabelos, especialmente os permanentados, descolorados ou pintados e, geralmente, servem para fechar a cutícula do cabelo após um trabalho técnico.

Champôs de "tratamento" - São usados para tratar problemas do couro cabeludo e quedas localizadas. Podem ser muito agressivos para cabelos quimicamente tratados, e por isso, gosto de considerar a gama da Simone, por ser específica em tratamentos mais profundos.

Champôs Anti-Caspa - Controlam a caspa e alguns eczemas do couro cabeludo.

Champôs secos - Geralmente são em pó ou em spray e são usados para reparar alguma zona do cabelo que se suje mais (a franja por exemplo). São ainda, muito usados em postiços ou cabeleiras que não permitam o abuso de lavagens e do secador.

Champôs de cor - Servem para restituir pigmentos específicos ao cabelo, fixam e respeitam o ph do cabelo dando um aspecto tratado e brilhante. Alguns servem para neutralizar certos tons, como por exemplo, o champô cinza para os cabelos brancos e o champô irisados para o amarelo dos cabelos louros.

Boost Shampoo e Energy Shampoo pertencem à linha masculina da Senscience, mas podem ser usados em casos de cabelos moles e sem estrutura, já que dão corpo à haste dos cabelos finos. Para além disso, limpam e esfoliam o escalpe e o cabelo oleoso, deixando-os revitalizados.


P:Condicionadores...o que escolher?

Instantâneos - Os chamados leave in, hidratam o cabelo, desembaraçam e restauram o cabelo. Geralmente, têm um ph ácido para fechar um pouco a escama do cabelo e não se passam por água.

Hidratantes profundos - Devolvem hidratação e brilho aos cabelos, tornando estes mais leves e sedosos.

Normalizadores - Servem para dar suavidade e algum corpo aos cabelos, tratando a haste do cabelo apenas superficialmente.

Simone Trichology ATP Oxigen Equilibrium Shampoo é adequado a todos os tipos de escalpe e cabelo, pois providencia força, volume e energia. Oxigena e equilibra o escalpe e cabelo, removendo as impurezas e agindo contra o envelhecimento capilar.

Simone Natural Polyplant Anti-Dandruff Treatment é um tratamento para caspa seca e oleosa, ou outros processos descamativos do couro cabeludo, bem como falta de hidratação do mesmo. Elimina a comichão e possui propriedades germicidas, bactericidas e reforça o tecido capilar.

Simone Dermo Capillary Mask prepara o escalpe para os tratamentos de choque. Oxigena, purifica, equilibra e revitaliza o couro cabeludo, reduzindo as vermelhidões e comichões ou qualquer outra irritação capilar. Possui vitaminas que conferem ao cabelo volume, maciez e vigor. Pode e deve ser usado com o produto anterior para um tratamento oxigenante completo ao couro cabeludo. Podem espreitar como fazer aqui.


P:Tratamentos de Couro Cabeludo, que fazer?

Oxigenações ou óleos essenciais - Contêm fragrâncias revigorantes e estimulantes, que tranquilizam o couro cabeludo, facilitando a fluidez dos movimentos no mesmo.

Tónicos para o couro cabeludo - Dão uma sensação refrescante, estimulante e /ou dermocalmante ao couro cabeludo, uma vez que têm sempre um composto anti-séptico.

Agentes ou finalizantes hidratantes - Repõem e restauram o ph do cabelo fazendo com que este se torne manejável e hidratado em simultâneo.


Obrigada Alexandre! You rock!!

Nota: As linhas de produtos de tratamento e embelezamento mostrados neste post, das marcas Simone e Sencience, não são mandatórios e servem apenas como exemplos, já que são marcas com as quais o Alexandre trabalha.

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile