Bustelo(ve) e o Celeiro na Vinha

menu

Bustelo(ve) e o Celeiro na Vinha

Fonte: https://www.airbnb.pt/rooms/1181271

Quem me conhece sabe, ou sabia, que eu sou uma miúda de cidade. Mas, costuma-se dizer que "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!", e é bem verdade. Assim, na passada semana, foi tempo do ratinho da cidade, mudar-se para o campo. Com Internet, claro está!

Os últimos tempos têm sido de trabalho non stop, e a necessidade de parar um bocadinho, começou a fazer-se notar.

As férias, cuja preferência outrora iriam recair sobre uma viagem a uma qualquer cidade europeia, deram lugar à escolha de um lugar já aqui ao lado, que começou com a pesquisa no airbnb e deu lugar a casas no campo, com piscina, cozinha e internet (obrigatório). A praia continua a não ser um destino de eleição!

Quis o acaso, que nas primeiras pesquisas a norte do país, o destino eleito fosse Bustelo, uma freguesia do concelho de Penafiel, cidade onde nasci e vivi até aos 18 anos, e a freguesia da naturalidade da nossa mãe, que fica 30kms do Porto

Confesso que nos dias que antecederam a partida, assombrava-me a ideia de me aborrecer rapidamente da pasmaceira do campo. Coisa que já aconteceu. Mas férias à séria, são aquelas em que se desliga completamente (ou o mais possivel, vá) do mundo citadino e se tira prazer de ouvir água a correr, passarinhos e o vento nas folhas. Ainda assim, uma ligação à internet quer-se obrigatória, e por isso, o computador foi, claramente, o primeiro a entrar para a lista de primeiras necessidades, ao lado da escova de dentes. Ainda que, no fim de contas, tenha sido usado uma vez, para postar no blog. O telemóvel serviu para vos ir mostrando as maravilhas da casa de campo e esteve 80% em modo silencioso. Baby steps!

Troquei vários emails com os donos da casa, e muito me agradou a ideia de cozinhar todos os dias (coisa que tem escasseado nos últimos meses) e de fazer uma mala pequena, com muito pouco de tudo relacionado com imagem, e inversamente proporcional em comida e coisas boas.

Por ser um destino conhecido e relativamente perto, 30 minutos depois de termos deixado o Porto, chegamos aqui :

Fomos recebidos pela Benedita, que nos mostrou o espaço do Solar, onde vive, a Vinha circundante que fornece as uvas para a Quinta da Aveleda e, lá ao fundo, misturado com a paisagem verde, pintalgada de rosas e flores de cores variadas, o Celeiro em cal cor de rosa (isto não pesou nada na decisão do destino, cof cof).

À chegada, fomos recebidos também pelo cão da casa, o gato sem nome, de sete meses (mas que aparentava ter dois) que nos fez companhia durante toda a semana, uma casa de bonecas com uma decoração invejável, e um menu composto por vinho branco da Quinta da Aveleda, compotas, broa, tábua de queijos e azeitonas temperadas. "Isto sim, é receber bem!", pensei para com os meus botões.

Ainda não tinham passado dez minutos, enquanto descarregavamos o carro para um carrinho de agricultura (visto o acesso ao celeiro ser feito a pé) eu já antecipava uma semana de descanso sem aborrecimentos no Celeiro da Vinha, em Bustelo, enquanto espiolhava todos os cantos da casa com o telefone.

A semana passou a voar, sem despertadores, sem piscina (pois infelizmente ainda não estava a uso) com muitos episódios de Game of Thrones, brunchs, jantares tardios e pouco leves, carinho felino e, sobretudo, muito descanso! A casa está equipada com tudo o que é imprescindível para férias. É literalmente pegar nos trapos, e ir!

No útimo dia, em que a vontade de ficar mais uma semana era mais que muita, recebi a visita da minha mãe para almoçar, enquanto nos brindava com as histórias da sua infância, em que brincava na casa grande. A promessa de que iremos voltar foi feita e foi, com alguma tristeza, que regressamos ao rebuliço da baixa do Porto.

Diz-se que é bom sair do sítios, nem que seja pela ideia do regressar. Foi assim que saímos de Bustelo por umas horas, para ir visitar Penafiel, foi assim que saímos do Porto para Bustelo e, foi assim que saímos do Celeiro... com o desejo de um dia regressarmos!

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile