a PRÉ-BASE da maquilhagem

menu

a PRÉ-BASE da maquilhagem

Tenho andado a evitar escrever sobre maquilhagem...porque é tanta coisa, que não sabia bem onde começar. Então resolvi ser original, e começar pelo início: a pele.

É escusado dizer que sobre uma pele cuidada e bonita, a maquilhagem ganha muito mais destaque. Por isso, sugiro que antes de atacar a maquilhagem, invista numa boa rotina de pele para poder tirar o melhor partido daquilo que lhe põe em cima. Já vi verdadeiras maravilhas operadas pela maquilhagem, mas é algo que requer tempo, experiência e uma boa dose de paciência...e claro...milagres, milagres, não existem.

Resolvi então dedicar este post ao primeiro passo para a preparação da pele -Pré-base ou Primer- e de alguns exemplos de produtos, depois em artigos futuros falarei dos restantes. É que se não, não há paciência que aguente tanta informação de uma só vez, né?!

Untitled-1

Pré-base/Primer:

Produto usado para preparar a pele, uniformizar e segurar a make up, composto por cera, polímeros e silicone. Imagine o processo de construção de uma parede por exemplo: tijolo sobre tijolo (células da pele), sobre o qual se coloca cimento para cobrir fissuras e uniformizar a superfície. A pré -base, neste caso, uniformiza a pele, preenche as ruguinhas, poros e linhas, e uniformiza a tez para posteriormente receber a pintura (base e corrector).

Confesso que salto este passo muitas vezes, porque já ponho tanta coisa na pele, que funciona muito bem como pré-base. Por isso, ao invés do primer, pode incluir na sua rotina um creme de dia que seja indicado também como base de maquilhagem, caso contrário, o que puser em cima não vai durar muito tempo.

Se não prescindir do seu creme habitual, o primer deve ser colocado em seguida. Para além disso, escolha uma pré -base adaptada às necessidades da sua pele: se a pele for oleosa, deve escolher uma pré-base que ajude a matificar e a segurar a make up por mais tempo. Se a pele for seca, deve escolher uma que estabilize os níveis de hidratação na pele, e evitar assim que a maquilhagem estale e seque. E se tiver protector solar, melhor ainda!

Para além da textura, existe algo que deve ter em conta: a cor. Existem primers de cor neutra, mas pode optar por aqueles que têm cor e que procuram desde logo corrigir as carências da pele:  

Verde e Azul: pele com vermelhidões, rosácea, sensível

Violeta: peles amareladas, macilentas e com aspecto pouco saudável

Caramelo ou amarelo: em peles escuras neutralizam os cinzentos e aquece-as com tons amarelados e dourados     

Rosa: ilumina as peles desvitalizadas e os amarelos pardacentos

Aplicação:

Deve aplicar com pequenos toques, evitando esfregar. Não necessita de aplicar no rosto toda, apenas nas áreas mais problemáticas e onde a maquilhagem tem tendência a desvanecer. Deixe assentar uns segundos antes de passar ao passo seguinte da maquilhagem.

Pre_base

Lóreal Paris Studio: Anti -Dull (light skin), Anti-Redness, Anti-Shine Mattifying,  Anti- Dull (medium skin)

Chanel: Base Lumière

Smashbox: Photo Finish

MAC: Prep-Pime

Lâncome: La-Base Pro

Make Up Forever: HD Microperfecting Primer- azul, amarelo, caramelo, neutro, violeta, verde e rosa

Website desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile