Sónia Alves - Vencedora da 7ª Edição do Acrobactic

menu

Sónia Alves - Vencedora da 7ª Edição do Acrobactic


Convite

Sónia Alves, vencedora do prémio de melhor colecção desta edição do Acrobactic


INHEEMSE


Sonia_alves_inheemse_ilustracao_


“INHEEMSE” significa indígena, na língua africana mais usada.

Esta é uma colecção cujo foco principal é o regresso ao Primário, ao Étnico e Manual. As tribos nativas com a sua cultura, as suas técnicas, os seus símbolos e motivos inspiraram este projecto.

Contudo, a realidade é que vivemos numa Era tecnológica que tende em extinguir este domínio étnico com a utilização excessiva e interminável de recursos naturais. Estas referências são opostas mas, no entanto, sobrepõem-se. É devido a uma tentativa de adaptação que nasce, assim, uma simbiose entre o Manual e o Mecânico.

Potencia-se o cruzamento de referências naturais com referências industriais, como o pêlo e pele coordenados com o metal e o plástico, que substituem as contas de madeira usadas para criar motivos tribais.
A alusão ao Manual e Primário revê-se nos cortes padronizados e nas matérias com aspecto desgastado.
Pretende-se aliar forças, traçar um novo rumo em direcção às nossas origens numa relação estreita com a cultura actual e moderna.

Embora agressiva numa primeria impressão, esta colecção reune todas as características para uma mulher se sentir poderosa. Pêlos, decote em coração, cores glamorosas e muito femininas... e uns sapatos de perder a cabeça.

Fonte: Fred Gomes


226705_1645332867082_1649707746_1247433_1643130_n

Fonte: João Monteiro



Dsc_0014

Ainda se lembram destes sapatos que constavam do meu Top 20 de Primavera/ Verão? Pois bem, são da autoria desta talentosa designer.


O percurso da Sónia passou pelos seguintes passos :

  • Entrou no Citex em 2008,

  • Em 2009 ganhou o Modalfa Fashion Dream,

  • Em 2010 ficou entre os 10 primeiros qualificados do Portuguese Fashion News (da Modtíssimo),

  • Ainda em 2010 apresentou a colecção de final de curso Freestyle Volumetry, no espaço Bloom do Portugal Fashion,

  • Em 2011 acabou o curso de design de moda no Citex e ganhou o concurso Acrobactic com a melhor colecção.

Freestyle volumetry

O desenvolvimento da colecção individual de final de curso deu-se a partir da pesquisa sobre o universo do Motocross. Esta temática contém diversos e variados objectos de estudo que, neste caso, possibilitaram uma reinterpretação das formas e silhuetas.
O principal foco de pesquisa recaiu sobre o vestuário técnico e equipamento de protecção desta modalidade, como as carapaças e acolchoados.
A partir de uma vasta pesquisa de diferentes soluções formais, pormenores técnicos, detalhes, acabamentos, jogos de cores e contrastes de materiais, propus que os elementos principais desta colecção de Primavera/Verão 2011 fossem os estampados rígidos em cores vivas e contrastantes, a aplicação de pequenos volumes localizados de modo a criai padrões fortes e compactos, e a noção de formas espelhadas.
A silhueta anatómica, muito feminina e sexy surge como uma oposição em relação à natureza masculina deste desporto, que é bastante agressivo e violento.
No final, obteve-se uma colecção adequada à mulher idealizada: uma mulher feminina mas poderosa, entre os 18 e 30 anos mas eterna jovem, irreverente, com uma atitude descomplicada e positiva, e com um estilo actual e urbano, como o é o streetstyle.
A paleta de cores é composta por verde-água, cereja e preto, sendo utilizadas em contrastes acentuados, isto tanto nas matérias-primas como nos estampados, elaborados de modo a retratar os grafismos do vestuário de Motoccross.
As matérias-primas são, quase na totalidade, malhas, devido à silhueta pretendida, sendo algumas termocoladas e bastante compactas e outras muito flúidas.


Fonte: Fred Gomes

Parabéns duplamente Sónia!!!

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile