Bem-vindos ao Curia Palace Hotel

menu

Bem-vindos ao Curia Palace Hotel

Estava a marcar o regresso a um dos hotéis que mais gostei de ficar, até hoje, para uma escapadinha que vai acontecer em breve, quando me lembrei que nunca cheguei a partilhar as fotografias que tirei por lá no ano passado. Falo do Curia Place Hotel e hoje, faço-vos uma visita virtual!

Inaugurado em 1926, conta com quase um século de existência e muitas histórias e eu, adorava poder viajar no tempo, para regressar aos tempos áureos, de um dos hotéis mais bonitos que já visitei. A Curia é zona pacata, daquelas que parecem indiferentes ao tempo, e é um destino excelente para uma pausa curta, ou descanso prolongado, já que ali ao lado temos as Termas, onde podemos equilibrar mente&corpo.

Claro que fiquei fascinada e fui logo pesquisar sobre a história deste hotel, que foi construído e idealizado ao "gosto frenético dos Dourados Anos 20”, para que fosse o maior e o mais cosmopolita hotel de Portugal na época. As fotografas nas áreas comuns e quartos, não deixam passar ao lado o facto deste hotel ter proporcionado um ambiente social fora de série, com animação e ênfase em festas sociais, eventos desportivos os quais "impediam todo o eventual tédio dos Hóspedes: jantares à americana, chás dançantes, jantares de gala, bailes, festas da rosa e das vindimas, apresentação de peças de teatro, saraus de poesia, noites de bailado, e mesmo arraiais populares e garraiadas frente ao hotel, e ainda competições e concursos de elegância automóvel". Uma verdadeira Downton Abbey à portuguesa!! Dada a importância deste projecto, a linha do caminho de ferro passou a ter paragem lá, coisa que se mantém até aos dias de hoje, caso queriam aproveitar esta forma de deslocação, pois fica "mesmo ali ao lado".

Das coisas que mais gostei e me encantou, foi mesmo a piscina, ainda que não tenha tido oportunidade de a experimentar, porque estava frio. Ainda assim, a "piscina Arte Nova, em formato de transatlântico, e inaugurada em 1934, e que ainda preserva toda a sua originalidade, foi a segunda piscina olímpica construída em Portugal e é actualmente a mais antiga piscina do País em funcionamento. A sua criação projectou o Curia Palace como o primeiro hotel do País equipado com piscina para fruição de lazer aquático e para a realização de competições oficiais, quer de saltos quer de natação – além do pioneirismo de promover sua utilização para aulas de natação aos Hóspedes". 

Apesar de ter ficado com a nítida sensação que actualmente, a piscina será apenas um vislumbre pálido dos tempos áureos, que conseguimos recuperar nas fotografias de hoje, admito que não deixou de exercer um certo fascínio, e mereceu inúmeros passeios e descanso, na sua margem.

"Outra curiosidade constitui certamente também o facto de no Curia Palace, e nos longínquos anos 30, se terem iniciado as, actualmente tão em voga, co-produções cinematográficas com participação de divas e galãs de ambos os lados do Atlântico: no filme “O Trevo de Quatro Folhas”, rodado no hotel, a nossa lendária Beatriz Costa contracenou com o brasileiríssimo e histórico Procópio Ferreira, Buster´s Bedroom, sobre a vida de Buster Keaton, com os actores Donald Sutherland e Geraldine Chaplin foi aqui rodado, e o mesmo se passou com o filme “Palace” dos catalães Tricicle, o “Hors Saison” de Daniel Schmid, “A Balada da Praia dos Cães” de José Fonseca e Costa, “O Comissário Maigret”, ou mais recentemente o “Equador” de Miguel Sousa Tavares, entre tantos outros."

Pelos quase 100 anos que este edifico passou, é normal que as obras de recuperação sejam necessárias, a certa altura,  e as mesmas terminaram em 2008. Como tal, hoje conseguimos experienciar a aura de outrora, mas com as comodidades  de hoje, nomeadamente uma piscina e spa interior. 

Outro highlight deste hotel é o "fantástico elevador da Maschinenfabrik Wiesbaden, de 1926, em madeira e vidro biselado, com as protecções em ferro forjado desenhadas por Norte Junior, os dois balcões da recepção e da portaria, os vitrais Arte Nova originais, o elegante relógio Paul Garnier de Paris, a mezzanine, e o conjunto de candelabros em ferro suspensos sobre o belo pavimento axadrezado em mármore róseo e branco".

A comida é muito boa, tanto a do pequeno almoço como do jantar, durante o qual tivemos a sorte de assistir a uma apresentação folclórica para os hóspedes do hotel. O Restaurante Belle Époque está decorado com maravilhosos de móveis Arte Nova e tem um varandim que impõe respeito e convida a uma apreciação demorada.

* toda a informação histórica colocada entre "", foi retirada do site do hotel

Aproveitamos na altura, para estrear as nossas fabulosas malas Samsonite (*) que, desde então, se têm revelado umas verdadeiras companheiras de todas as aventuras e viagens.  

As malas de beleza B-lite 3 (*), a Lite Cube (*) e a Spinner de 55cm (*) que foi entretanto descontinuada.

A casa de banho era apenas magnífica, toda em mármore, com  luz natural, e estilo Anos 20, com torneiras e loiça sanitária a condizer, onde deu gosto expor toda a parafernália de beleza, que nunca pode faltar, já se sabe! Mesmo que seja apenas para dois dias!

E estou super feliz por voltar a esta maravilha, muito em breve!!

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile