Casamento Exquisite

menu

Casamento Exquisite

Tumblr_lfy482eb7o1qf367ro1_500_large
Depois de receber a notícia de que uma das minhas amigas mais próximas se ia casar, interroguei-me se a dúvida não será comum a toda a gente, que é convidada para um evento deste tipo... O que vestir?

Apesar de ter algumas noções sobre os do`s and don`ts, fui pesquisar a respeito e decidi partilhar convosco.

Factores a ter em conta:

Tipo de casamento - Ultra Formal, Formal, Semi-formal ou Informal

Cerimónia - Igreja ou Registo Civil

Hora do casamento - Dia ou Noite

Localização dos festejos - Praia, Campo, Palácio, Hotel, etc

Ultra formal

 Num casamento ultra-formal e com toda a pompa e circunstância, particularidades como as peles, brilhos, jóias e comprimentos longos são mais do que bem-vindos. Contudo, nunca se esqueçam que o dia é da noiva e como tal devemos moderar o outfit de forma a evitar desviar a atenção dela. 

Formal

Vestidos pelo joelho, ou um pouco abaixo, Tailleurs tipo Chane, fato de saia e casaco ou calça clássica, chapéu e luvas são óptimas opções para este tipo de casamento. No entanto, nunca esquecer a sua morfologia de corpo, a idade, e que o branco é impensável, em qualquer tipo de casamento, por ser a cor destinada à noiva.

Semi-formal

Vestidos cocktail ou fatos menos clássicos são  a opção ideal.

Informal

Vestidos ou fatos mais casuais  como um vestido floral fica sempre bem, uma saia e uma blusa de seda com uns saltos altos e uma clutch, um chapéu ou acessório de cabelo a complementar o traje de dia, são exemplos viáveis a esta situação.

Igreja

Além das dicas apresentadas a respeito da tipologia de casamento, há que levar em conta variáveis como:

  • Não usar nada de muito sexy ou revelador,
  • Evitar os ombros à mostra na cerimónia (chailes, écharpes, boleros são aconselhados),
  • Não usar chapéus ou acessórios de cabelo de grande dimensão na cerimónia,
  • Evitar o uso de cores como vermelho, roxo e cores profundas e escuras, afinal de contas é um dia alegre.

Registo civil

No registo civil as liberdades são maiores, desde que tenha em conta que roupa desportiva, calças de denim e roupa muito espalhafatosa está fora de questão, em qualquer casamento. Não ofusque os noivos e se o desejo é a simplicidade, opte sempre por um minimal, mas chic.

Dia

A luz é um importante factor a ter em conta. Tudo o que brilha demais, ou é demasiado colorido ou intenso, deve estar fora de questão. Lembre-se que a atenção não é destinada aos convidados, mas aos noivos.

Aventure-se com cores pastel (evitando os marfins, brancos e beges que rivalizam com o vestido da noiva) ou coloridos sóbrios e elegantes, que lhe fiquem bem, em modelos diferentes que sejam adequados ao seu corpo. A simplicidade é sinónimo de bom gosto e elegância.

Amarelo claro, azul clarinho, rosas claros e velhos, cor de vinho, salmão, lilás, verde água, entre outros são boas opções.No caso dos acessórios, prefira os prateados, ou dourados envelhecidos , rosados ou  mais subtis, visto os amarelos serem muito chamativos.

Untitled-2

Noite

Permite roupas mais requintadas e ousadas, decotes maiores, uso de brilhos e jóias mais exuberantes. O comprimento do vestido de festa pode ser bem mais longo mas evite o preto total, coordenando-o com acessórios ou com outras cores para não cair no look muito rígido e goth.

Location

Caso os festejos sejam ao ar livre, lembre-se que tudo o que esvoaça ou fica preso na areia ou relva é de evitar. A não ser que a convidem para animar, da pior forma a festa, evite usar calçado desapropriado a espaços ao ar livre, e roupa que possa ficar a dançar com o vento.

O chapéu é uma boa opção para casamentos ao ar livre, pois conferem um ar elegante ao coordenado e também protegem a cabeça do sol. No entanto, em casamentos em espaços fechados é um acessório a evitar.

 

Agora no meu caso e sendo que o casamento será ao meio-dia, indoors e pela Igreja, a minha escolha passou por:

Este vestido exquisite, comprado em saldos na Uterque.

164358_1688481446481_1071033884_1910885_5431060_n

Fonte: uterque.com

Apesar de ser num tecido estruturado e subtilmente brilhante , o corte simples do corpo, aprincesado na saia, favorecem a minha anca larga e a morfologia de ampulheta. Realça a cintura e as pernas e dá enfase à silhueta New Look de que tanto gosto.

É também uma solução inteligente, visto não precisar de muita acessorização (para fazer um brilharete sem ofuscar a noiva), ser em tons pastel e como tal respeitável para a cerimónia na Igreja, bem como elegante e sofisticado para os festejos posteriores.

Vou coordená-lo com collants cinza claro da Calzedonia, que dão um toque irreverente mas muito girly ao coordenado.

3856695921_f5b85fcca1
A minha dúvida, como sempre , reside nos sapatos e as minhas opções são:

F1020014

Foto de Luísa Cativo

Estes sapatos de salto médio com uns frou-frous á frente, pois por serem de cor idêntica à dos collants, vão tornar as minhas pernas mais compridas e vão orientar o olhar, dando destaque, para o vestido. No entanto, os frou-frous e a cor monótona, tornam o coordenado enjoativo e pouco interessante.

F1020016

Foto de Luísa Cativo

Estes peep-toe azul real do Luís Buchinho, comprados há mais de um ano e ainda por estrear, seriam uma boa opção se não levasse collants,  e odiando eu o uso de meias de vidro, acho que vão ficar no closet até dias mais solarengos.

Contudo, as minhas opções semi-finais são:

Mood_board_copy_cat

Fotos de Luísa Cativo

Saltos agulha, que me vão maçar muito os pés é certo mas que, no caso dos cor rosa chiclet da Blanco, dão- me um look muito girly, contrastando com a cor do vestido. No caso dos cinzentos da Mishu, vão buscar alguma da cor do vestido, dando-lhe destaque.

Os rosa seriam coordenados com esta clutch do Luís Buchinho que adoro em tons de cinza, com este anel que é uma das minhas jóias favoritas oferecida pela minha querida mãe, e uma manicure lisa da cor dos collants com o Recycle da China Glaze, visto o anel ser já bastante chamativo.

Os pumps cinzentos iriam com esta clutch da Haity, em verde água, que realça a cor do vestido. O anel de brilhantes dá um ar super exquisite e muito sofisticado ao ensemble, e a manicure é em lilás com o Grape Fit da Opi a puxar, novamente, pela cor do vestido.

A maquiagem será muito simples, com eyeliner fininho, muito feminina e a coordenar com o espírito New Look do vestido.

Fonte: juliapetit.com.br

No vídeo, a Julia Petit usa uma sombra mais escura, mas eu vou optar pelo branquinho da Bourjois com uma caixa vintage maravilhosa em 90 Blanc Diaphane, um eyeliner Extra Longlasting da Essence, umas pestanas falsas, compradas online, da marca Mor- F-37, rímel Virtuôse da Lancôme em preto, um blush rosa bombom da Yves Saint Laurent - Touche Blush Fard à Joues, um batom rosa nude da Sephora- Mat 03. O ar de boneca de porcelana, neste caso, agrada-me e não me dá um ar carregado, juntamente com os restantes acessórios, sendo conseguido através do B.B Cream SPF 25 PA++ da Missha, e do corrector de olheiras Slamon Blooming nº1 da Skin Food.

Dsc_0011

Foto de Luísa Cativo

Quanto ao cabelo, considero importante este ir apanhado, para realçar o decote e a beleza do vestido e que seja simples, para não me dar um ar carregado bem como para elevar a minha postura. Além de que o coque é sem dúvida dos meus penteados de eleição.

30671_1410680381628_1071033884_1243515_2060806_n

Se tiver um casamento em breve e desejar ver as suas dúvidas esclarecidas, não hesite em contactar-nos.

Website desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile