Rotina para cabelo fino, comprido e tratado quimicamente

menu

Rotina para cabelo fino, comprido e tratado quimicamente

Todos os produtos que uso para cuidar do cabelo são quase sempre destinados a tratar a secura e o frizz que ataca aqui a melena. No entanto, e depois do alisamento que refiz há cerca de um mês e qualquer coisa, senti que os comprimentos andavam muito bem mas o couro cabeludo andava melado e sem expressão. Por isso, vasculhei o que tinha nas prateleiras que pudesse melhorar esse aspecto e alterei a rotina. Por um lado, queria lavar o cabelo sem o deixar pesado e por outro, tratar o comprimento (que já vai sendo muito), com bombas de hidratação e nutrição.

Assim, nas últimas semanas, a minha rotina que permite poucas variações (já que lavo o cabelo uma vez por semana) tem consistido nesta família de produtos que aqui vêem, alguns já comprados há meses e que só agora entraram ao serviço. Vamos a eles.

Para lavar, tenho usado o champô Volume Expand Mineral CA da L´Oréal que tinha sido comprado para a minha mãe e que entretanto ficou confinado a uma prateleira esquecido, coitado. Foi resgatado e tem-se portado lindamente. Tem uma textura estranha (parece cimento aguado) e, apesar de não desenvolver muita espuma (que eu adoro, diga-se) lava muito bem o couro cabeludo e deixa o cabelo mesmo solto e profundamente lavado: sem pesar nem complicar. Diz a marca que, na teoria, o produto expande o espaço entre as fibras do cabelo e eu, confirmo, na prática, essa lufada de ar que parece que separa os cabelos evitando que fiquem caídos e colados. No entanto, contém sulfatos e parabenos e, para quem se quer afastar deste tipo de ingredientes, não será uma boa opção.

Para tratar, tenho usado os produtos da Macadamia, marca que já ouvira falar (e muito bem) a amigas cuja opinião considero (aquiaqui ou aqui) e que tinha despertado a vontade de experimentar. Mas foi só na Expocosmética deste ano que, após avistar a marca no stand da SK Pro, eu e o resto das meninas com quem fui, nos apossamos das prateleiras e procedemos ao verdadeiro “enfeiranço”. Nunca a expressão da c&c fez tanto sentido já que as prateleiras ficaram literalmente depenadas à nossa passagem, e entre "este é mesmo bom" ou a máscara é divinal", resolvi comprar estes três produtos: Moisturizing Rinse, Deep Repair Masque e o Healing Oil Treatment.

Assim, após a lavagem com o champô e se tiver tempo, aplico a máscara+condicionador. Se não, vai apenas o condicionador.

Deep Repair Masque, disponível em vários tamanhos (como de resto, quase todos os produtos da marca) é uma pasta que deixa o cabelo profundamente nutrido e sedoso. É maravilhosa e o aroma, não sendo factor principal em produtos de tratamento, quando é fantástico como neste caso, torna o ritual muito mais prazeroso. A marca assegura que a máscara penetra e reconstrói cabelo danificado e que o ajuda a recuperar brilho e elasticidades, sem pesar, afigurando-se como ideal para cabelos secos, estragados ou com cor. Diz ainda não necessitar de calor mas a verdade é que, quando tenho tempo, envolvo o cabelo em película aderente e com uma touca própria, acrescento calor durante cerca de 10m. E é o suficiente para ter em seguida um cabelo "quase" saído do spa.

Já o condicionador -Moisturizing Rinse-, que comprei maiorzito, já que uso mais amiúde, é quase uma versão fluída da máscara, em termos de aplicação, e nos resultados, deixa o cabelo muito macio, brilhante e sem frizz. Se por um lado, tem uma acção super rápida e bastam uns minutos para desembaraçar o cabelo o que gostaria de sublinhar é o facto de nos dias subsequentes ao seu uso, o cabelo mantém-se desembraçado. Coisa que não é normal com outras rotinas, já que tenho que andar sempre a escovar o cabelo ao longo do dia.

Depois de enxugar o cabelo com a toalha e para facilitar a escovagem, recorro a este Potionizer da L'Oréal que é um leave-in bifásico, versão cabelo seco e com cor, que hidrata e desembaraça o cabelo instantaneamente. Geralmente uso na melena molhada mas em dias de cabelo mais agreste, uso mesmo em seco e antes da escovagem. Diz a marca, que a fase aquosa repara, disciplina e nutre e a fase em leite dá luminosidade e protecção ao cabelo. Diz ainda que facilita a secagem (apesar de a esse nível não notar grande diferença), dá suavidade, fecha a cutícula e refresca.

Continuo a preferir o meu da Revlon, porque sinto que é mais facilitador da passagem da escova e gosto mais do cheiro, apesar de que este, não se porta nada mal e é um concorrente a considerar.

Por último, uso o produto estrela da Macadamia -Healing Oil Treatment- que é verdadeiramente irresistível e que aplico, não só no cabelo húmido mas praticamente todos os dias, sobretudo nas pontas. Diz a marca que se trata de uma receita milagrosa de óleos de argão e de macadâmia que nutrem e tratam o cabelo de dentro para fora. Descobri agora, ao ler as instruções para partilhar aqui, que pode ser adicionado à máscara de tratamento, para a tornar mais intensiva. Tenho de testar na próxima vez que usar.

O meu trio de eleição, no que a cabelos diz respeito, constituído pela Kérastase, Senscience e Milk Shake, acabou de ganhar mais um concorrente, e vão ter mesmo que se espremer no pódio, porque a Macadamia acabou de ganhar um lugar lá.

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile