rosácea: séruns + máscaras + óleos

menu

rosácea: séruns + máscaras + óleos

Por aqui continua-se a espalhar a palavra sobre a rosácea, até porque esta praga possivelmente jamais me largará, e há que continuar a experimentar tudo o que a possa manter calminha e na ordem. Depois do último post, e uma vez que não houve questões, vou falar sobre mais alguns produtos que entretanto me acompanham nesta missão "abaixo a rosácea" e que são sobretudo séruns, óleos e máscaras.

Iniciemos então a apreciação pelos óleos faciais, que sabeis ser algo que não dispenso. Assim, e nas fases de mais irritação, existem dois óleos a postos que visam acalmar a fera. O Oligoforce Sérum Apaisant da Phytomer é um velho amigo, e o primeiro óleo que usei na minha vida, há mais de vinte anos, acreditam? Aliás, em boa verdade, é um sérum de performance oleosa mas que pela textura, enquadrei nesta categoria. Este sérum dá conforto e acalma a pele irritada e deve ser aplicado antes do creme na zona afectada. Conta com ingredientes emolientes mas, conta também com perfume, o que é um big no para peles sensíveis. Por isso, apesar de o adorar e o cheirinho ser maravilhoso, fica a salvaguarda para quem se quer afastar desse tipo de ingredientes.

O que nos leva ao segundo óleo que é o Remedy Oil da Comfort Zone (*) e que adoro. A embalagem é muito fofinha, e como deve ser: com pipeta e opaca, para podermos usufruir do produto em pleno, o maior tempo possível. A formulação é simples, como se quer para peles reactivas, e consiste numa miscelânea de óleos bons como sésamo, jojoba, amêndoas doces e marula. Gosto de o usar sozinho, misturado com uma máscara calmante ou com creme, ou ainda como toque finalizador da rotina nocturna, pressionado sobre os produtos anteriores. Gosto sobretudo de o usar em dias de pele mais irritada, mas que precisa de uma dose de emoliência, como no inverno, por exemplo.

Passando para os séruns, que faço questão de ter sempre pelo menos um a uso, deu-se o caso de ter estes dois com o mesmo objectivo. Assim, o Sérum Erythros da Biologique Recherche veio por recomendação de uma das vezes em que fiz um tratamento no gabinete da marca, e no qual a pele estava bastante sensibilizada. Assim, como todos os séruns da marca que já usei, temos um sérum de textura em água, cuja função é reduzir a vermelhidão e a inflamação. Pela textura imperceptível, gosto de aplicar na rotina da manhã, apenas nas zonas a tratar, e de seguida aplico outros séruns, nomeadamente os antioxidantes. Mas de facto, e apesar de andar quase sempre corada, este sérum tem trazido alguma paz à pele, e por isso será estimado, até à última gota.A marca diz que este sérum actua directamente nas causas da dilatação vascular e impede a formação e propagação de novos capilares e inflamação, coisa que já acho mais difícil de cumprir.

Outro sérum que comecei há umas semanas é o Capture Youth Redness Soother Age-Delay Anti-Redness Soothing Serum. Admito que comprei o produto pela embalagem. Na verdade, comprei todos os novos séruns da marca pela embalagem que admitamos, é linda linda! O sérum de cor verde, ainda que não tenha qualquer capacidade correctiva, é leitoso e levinho e aplico apenas na zona da rosácea. No entanto e apesar de não sentir muito a fragrância, o certo é que temos perfume na composição e como sempre, para quem quer ser fiel aos cuidados estritamente recomendados para pele muito sensível, deve evitar. Gosto do sistema da pipeta, gosto do acabamento aveludado e nada pesado mas, na verdade, não acho que o efeito apaziguante seja evidente pelo que, tenho usado como manutenção.

Nas máscaras, como sempre, gosto de ter opções. Assim, na versão creme temos estas duas. A Rexaline Night Mask in Cream vem em mono-doses e diz ajudar a pele a acalmar, hidratar e nutrir durante o período nocturno. Aplico naqueles dias que não tenho paciência ou tempo (que  são poucos, e ainda bem) porque é um tratamento rápido, simples e completo. Por vezes misturo umas gotas de óleo, e faço uma boa massagem incluindo o pescoço mas evitando o contorno dos olhos. Aponto, sobretudo, para a praticidade da embalagem, que faz com que sejam especialmente úteis para levar em viagem, por exemplo.

Outro exemplo de máscara que compro em sachet (por motivos distintos e que se prendem com conseguir comprar este produto mais barato, e que não passe na fasquia dos 22€ detectáveis pela nossa querida alfândega) é esta da Sulwhasoo Trufresh Soothing Mask. É uma máscara em creme gel fresco, que pode ser usada como máscara nocturna ou tratamento de 15m e ser retirada. Não tem aquele feito SOS que gosto no Physiogel, mas é agradável e refrescante, principalmente se guardada no frigorífico. Infelizmente tem álcool, logo nos primeiros ingredientes, e não a acho especialmente hidratante sendo que, guardo-a para dias em que a pele precisa de ser refrescada, mas nada mais além disso.

Por outro lado, uma máscara mesmo MUITO boa para acalmar a rosácea,  é esta em forma de patch de hidrogel da COSRX: Very Simple Pack. Os patches são redondos e encaixam que nem uma luva na minha cara redonda e com bochechas ainda mais redondas (em caras pequenas, acho que devem ficar gigantes). Contêm centelha asiática e são ultra refrescantes e hidratantes, e conseguem mitigar a vermelhidão em minutos. Tem 60 rodelas e recomendo muito a quem tem acessos de rubor e quer um quick fix!

Na versão creme, tenho mais esta Instant Comfort Mask da Guinot (este tamanho é profissional mas existe de venda ao público) que uso de vez em quando há anos e adoro! É uma pasta bem espessa como uma argila (ainda que nunca chegue a secar), de cor lilás opaca, que aplico com um pincel. Tem um ligeiro efeito refrescante e é bastante agradável de se usar sendo que, para tirar, é que é o cabo dos trabalhos, porque não sai com água. Tem que se retirar com um algodão bem embebido em tónico. Tem efeito calmante e nutritivo, no entanto, devo alertar para o facto de que contém óleos essenciais e lavanda, coisas apontadas como sendo irritantes. No meu caso, no imediato, só tenho coisas boas a dizer sobre esta máscara mas, quem quer mesmo evitar certos ingredientes, esta não será a melhor aposta.

Por último, coisas que jamais faltam: sheet masks. Estas são as mais calmantes que tenho, e as que mais gosto, sendo que a Aqua Soothing Ampoule Mask da Atoderm, é das melhores coisas que já usei na minha pele. Temos uma máscara em tecido preto, bem embebida numa loção espessa que refresca a pele de forma instantânea. É maravilhosa! A pele fica "branquinha", super hidratada e luminosa! Tem centelha asiática, pantenol, ácido hialurónico! É um cocktail de coisas boas que nunca falta no meu stock! Outra máscara que adoro é esta KLAIRS Rich Moist Soothing Tencel Sheet Mask que também é altamente calmante e conta com aloe vera, pantenol, ceramidas, centelha asiática...enfim! Uma maravilha, que não fica muito atrás da Atopalm em termos de eficácia. E ainda esta KEEP COOL Ocean Intensive Hydrating Mask que diria ser mais hidratante mas que, ainda assim, deixa um efeito de frescor na pele.

Qualquer uma destas máscara traz imensa essência pelo que, normalmente dão-me para cerca de 2 a 3 aplicações!

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile