Protector Solar, sempre!

menu

Protector Solar, sempre!

Aquilo que a maioria almeja (e bem vistas as coisas, merece ter) nesta altura são uns dias de férias relaxadas que inclui, quase sempre, idas à praia/piscina/rio. Assim é o Verão (ou deveria ser, que este ano isto está muito fraquinho, para grande gáudio meu)! É que odeio calor e qualquer temperatura acima dos 28º, assume-se como algo verdadeiramente aterrador. O calor e o sol têm a capacidade de despertar o pior que há em mim. Para além de um bronzeado heterógeno e às manchas (devido à minha falta de melanina em algumas zona do corpo e a pele hiper sensível e com rosácea no rosto) fico irritada, aborrecida, preguiçosa e sem vontade de fazer o que quer que seja.

Acontece que o facto de não me esparramar ao sol, não invalida o uso de protector solar o ano inteiro  nem o deitar a mão a alguns produtos para depois do sol (bem apetitosos) que povoam as prateleiras de tudo o que é farmácia e perfumaria. E é uma selecção desses tipo de produtos, que vos trago hoje.

Comecemos pelo início, e com dois produtos da Isdin, de protecção para rosto e corpo. O Fotoprotector Isdin Transparent Spray SPF50+, foi-me recomendado (e muito bem) pela Ana, como sendo um produtor invisível, prático para o dia-a-dia e super fácil de aplicar no corpo. Estou mesmo muito satisfeita com esta aquisição e o único senão que lhe aponto, é o facto de que por ser transparente, acabemos por gastar mais e mais rápido do que gostaríamos.

Depois, e para o rosto, a Sofia recomendou-me este Foto Ultra da ISDIN - Solar Allergy Fusion Fluid 100+, no seguimento do meu tratamento para a rosácea, e estou a adorar. Como aliás já gostava da versão Isdin Exreme SPF50+. Este é especial para peles propensas a alergias (nomeadamente ao sol) e com ectóina a 1%,, promete tornar a pele mais resistente ao sol. "Parece magia mas é apenas ciência", parece-me um bom slogan no que toca a descrever a textura fluida que, através da fricção na pele, se torna ainda mais e é rapidamente absorvida e etérea. Constitui, para o meu caso, uma excelente base de maquilhagem.

Passando agora a mais alguns protectores solares de rosto, temos este Lancaster Skin Therapy SPF30 PA+++, que é da minha mãe, assim como o Filorga UV Defense 50+, os quais uso de vez em quando. O primeiro é um protector de rosto com oxigénio (que faz parte de uma gama com produtos que me parecem bem interessantes), a ser aplicado por cima do creme normal e ideal para o dia-a-dia. Confesso que não tenho grande opinião, já que usei apenas um par de vezes, mas gosto da textura aveludada, apesar de achar um pouco pesado para protector diário, já que a seguir, ainda vem a maquilhagem.

O Bioderma Photoderm SPF50+ com cor, que já foi apresentado aqui, está de momento de licença sabática porque é demasiado rico para ser usado em dias de maior calor e por isso, e nesse campo, o da Isdin é mais simpático e de acabamento mais seco.

O produto que se segue - Lancaster Sun Beauty Velvet Touch Cream Radiant Tan- veio numa compra dos saldos, na qual por 30€ vinha este protector e um sérum 365 da marca. O negócio pareceu-me irrecusável e como a minha mãe faz praia, ofereci-lho, não sem antes o usar apenas uma vez. É de textura aveludada, quase espessa, e serviu para atestar que se trata de facto de um protector para praia, já que é demasiado pastoso para ser usado no quotidiano e nem quero imaginar a dificuldade que será em aplicar maquilhagem por cima. Já o da Filorga, é fantástico, com uma textura rica (talvez um pouco demais, para dias mais quentes) mas fluída, que se espalha que é uma maravilha e sem rasto nem películas impeditivas da maquilhagem. É indicado para prevenir o fotoenvelhecimento e a hiperpigmentação, regularizando a síntese da melanina. Contém ácido hialurónico e propriedades anti-inflamatórias que agem contra a desidratação, sendo ideal para pele sensíveis ou sensibilizadas por tratamentos a laser ou peelings, por exemplo.

Temos agora um agrupamento algo heterogéneo de produtos que começa com esta bruma UV in Cellium da Esthederm, que adoro. Diz a marca que o spray permite enriquecer as defesas da pele, tornando-a resistente aos malefícios do sol, mas permitindo-lhe aproveitar os seus benefícios. Ora bem, não sei muito bem como é que um produto sem SPF faz isto, mas reconheço na Esthederm uma marca de excelência no que toca a cuidados solares (sobretudo para pele sensíveis) com gamas super completas para a preparação da pele, protecção e sua recuperação. E se ela diz que este spray ajuda, eu acredito, mesmo não excluindo, de todo, o uso prévio de protector solar. Mas gostando eu, como gosto deste tipo de brumas, se trouxer alguma protecção adicional, tanto melhor.

Já esta base da Shiseido- UV Protective Liquid Foundation SPF 30 (*)- seria um produto que à partida não daria atenção, admito. Não só porque estou servida de base até ao próximo milénio mas sobretudo porque produtos híbridos, que garantem duas coisas ao mesmo tempo me suscitam sempre a desconfiança de que não farão bem nenhuma. Quando me foi oferecida pela Sweet Care, pensei tratar-se de um protector solar e por isso, foi com surpresa, que na primeira vez que a usei, expeli um produto colorido. A cor -medium ivory- que é a mais clara que existe por cá, pareceu-me muito escura na altura, o que não me demoveu de a experimentar. Uns pozinhos mais claro, não lhe fazia nada mal mas fiquei absolutamente maravilhada com a textura, o acabamento e a cobertura.

Sendo que no verão, a maioria das bases de que gosto, tornam-se um pouco pesadas, tento safar-me apenas com um pouco de corrector aplicado estrategicamente nas zonas mais necessitadas. Assim, constato que esta base veio, de certa forma, revolucionar a minha percepção de acabamentos mate e seco, que sempre detestei, aliás. Mas a verdade é que não tenho usado outra coisa nas últimas semanas e tenho gostado muito. Aplico com a mão ou pincel, a cobertura é a que gosto (média), e "quase" dispensa o uso de corrector e completamente, o pó. É de longa duração e resistente à água (diz ela, que eu não a testei em condições adversas) e por isso, no fim do dia, requer um pouco mais de dedicação na sua remoção. Estou absolutamente maravilhada.

Para cabelo, tenho usado as réstias do ano passado que já havia partilhado aqui, aos quais se veio juntar esta "novidade" da Kérastase- CC Crème Soleil (*).Contém filtros UV para proteger a fibra e a cor e é indicado para todos os tipos de cabelo e promete proteger, reparar e iluminar os fios. Gosto sobretudo da versatilidade do produto já que pode ser usado antes, durante ou depois da exposição solar e ajuda a nutrir, reparar e disciplinar o cabelo.

Uso em dias alternados com os óleos, depois da escovagem, nos comprimentos, como último passo da rotina de cabelo pois além de tudo o que enunciei atrás, retira algum frizz e cabelitos espetados que teimam em querer arrebitar.

Por último, temos a secção dos pós solares e o que eu gosto deles, não tem mesura. Gosto sobretudo porque este tipo de produtos é de natureza reparadora (que cai sempre bem), calmante e de texturas ricas e untuosas, como eu adoro.

O primeiro que aqui aparece, a bruma apaziguante Bariésun da Uriage, é já repetente e continuo a gostar muito dela, pelos motivos que apresentei aqui. Uso o ano inteiro, apesar de fazer mais sentido usar agora por garantir uma sensação de arrefecimento na pele.

Depois, este Lancaster Sun Age Control veio dos saldos porque não resisti à palavra "night" junta da "balm", e tudo o que seja unguentos para noite, está à partida, vendido. Podia, no entanto, ser mais balm e menos geleia, já que acho que não faz completamente jus ao nome que ostenta no rótulo. Ainda assim, é inegavelmente um produto que tenho adorado usar à noite, após a limpeza da pele e aplicado com uma ligeira automassagem. De manhã, não há qualquer vestígio e apesar de a pele não acordar completamente nova, fica macia e de aspecto aveludado.

Lierac Sunific Aprés Soleil, sérum sedoso, anti envelhecimento e regenerador, é das coisas mais maravilhosas que tenho usado nos últimos tempos. O frasco azulado alberga um híbrido de sérum com óleo, igualmente azulado e enriquecido com extracto de mimosa tenuiflora (para uma tripla acção regenerante, reparadora e cicatrizante) e com um trio hidratante reparador à base de óleos de coco, calêndula e glicerina vegetal, extracto de alga azul para uma acção reparadora e ácido hialurónico puro que ajuda a alisar e a preencher a pele. Sem parabenos, diz a marca que repara os sinais de envelhecimento solar (como rugas, manchas e desidratação) e promete apaziguar a pele. Confirmo tudinho (ou pelo menos o que me é permitido em duas semanas de uso). Tenho aplicado à noite no rosto e pescoço, antes do creme...e bem, é maravilhoso. Mas já tinha dito isso, não já?

Para terminar, resta-me falar (outra vez) nesta máscara da Eisenberg, que isto quando se gosta, é partilhado até à exaustão. Este produto, que tanto fez por mim, na época de maior agitação da rosácea está a ser usado neste momento, apenas como tratamento de manutenção, já que o verdadeiro efeito refrescante nunca mais se fez sentir porque nunca mais tive acessos de vermelhidão e calor. E já lá vão uns meses largos. É caso para se bater palminhas e agradecer a todos os santos.

Para terminar, deixo-vos com um vídeo que me deixou deveras impressionada e que veio reforçar aquilo que digo sempre. Sol, mas com protecção solar. Sim?!

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile