Pincéis para que vos quero

menu

Pincéis para que vos quero

Em cerca de 95% das meninas a quem já tive o prazer de dar workshop de maquilhagem, apercebi-me que os pincéis são os objetos mais negligenciados, seja pela sua ausência ou pela não lavagem! Sim, meninas, este post é para vocês!!!


Será que ter um arsenal de pincéis é mesmo necessário da hora de maquilhar? Não! Aliás, uma maquilhagem pode ser toda feita apenas com os dedos. Ainda assim, considero que ter meia dúzia de pincéis adequados à nossa rotina de maquilhagem, pode ser uma mais valia!

Lembro-me de há anos, me tentar maquilhar com os pincéis que geralmente vêm incluídos em paletas de blush, por exemplo! Resultado? Frustração e uma barra de blush no meio da bochecha! Posso afirmar que até hoje, nunca encontrei um pincel desses que valesse mesmo a pena usar. Assim, o remédio, é ir comprando aos poucos e estimá-los bem, porque é um investimento alto, é certo, mas que pode durar uma vida.

Agora a pergunta impõe-se: que pincéis escolher? Existem de mil e uma formas, algumas bastante inusitadas mas, para mim, independentemente da função pré-estabelecida do pincel, o importante é o uso que lhe queremos dar. Com isto quero dizer, que podemos usar um pincel de sombra, para aplicar corretor por exemplo.

Por isso, antes de comprarmos e usarmos um pincel, o importante é pensar que tipo de produto vamos usar e  que acabamento queremos atingir.

Para produtos cremosos, e isso inclui bases, corretores, blushes e sombras, existem vários tipos de pincel consoante o acabamento que se deseja. Os pincéis espatulados permitem uma aplicação mais "compacta" de produto. Usam-me com cuidadosos toques de "varredura"  para evitar empurrar produto de um lado para o outro. Os pincéis redondos e mais fofinhos, permitem esfumar ou esbater o produto através de movimentos circulares, para um acabamento mais polido. Vamos aos exemplos.

Uso estes pincéis para aplicar base, corretor, sombras cremosas, blush e iluminador cremoso, e batom. Pelo seu formato "achatado" permitem uma aplicação certeira, e o tamanho varia de acordo com a área onde se vai aplicar produto.

Dos tais redondos e mais fofinhos, tenho estes aqui, e uso sobretudo para base ou para dar o tal efeito polido a um blush em creme, por exemplo.

Os pincéis de cerdas brancas, apesar de fofos, são ligeiramente mais crespos e são ótimos para esfumar áreas mais pequenas do rosto como olhos ou para produtos como o corretor, iluminador ou sombras em creme ou pó!

 

Os chamados crease brushes são excelentes para esfumar a zona do côncavo do olho e eliminar linhas notórias que a sombra possa ter. Ou seja, pincéis com esta configuração arredondada e super fofa, são bons para esbater, esfumar e todos os verbos que se possam conjugar na hora de atenuar a intensidade de um produto. O tamanho do pincel depende da área a aplicar e do tipo de trabalho que queremos fazer.

 E para aplicar e esbater blush, iluminador, bronzer ou outro produto em outra área maior do rosto, o pincel será parecido aos anteriores, mas maiores, como estes acima.

Para sombras em pó ou cremosas, tenho estes pincéis. Não são dos que mais uso, mas penso serem os mais comuns na aplicação de sombra. O terceiro a contar de cima, que é biselado, pode ser uma mais valia para aplicar sombra no canto do olho. Tal como o último, para esse fim, mas mais pormenorizado.

Para trabalhos mais minuciosos, como esfumar uma sombra junto às pestanas, tenho estes. E obviamente, quanto mais pequeno e direcionado o pincel, mais "assertivo" vai ser o resultado, o que pode ser últil na hora de iluminar o canto interno do olho, por exemplo.

Depois, para eyeliner tenho os primeiros três de cima. O biselado ajuda na hora de fazer o flick do eyeliner, mas os da Mac e Make Up Forever,  permitem uma aplicação super fina do eyeliner em gel. Para sobrancelha, o pincel deve ser mais consistente e pode facilitar sem biselado, pelo ângulo da aplicação do produto. O goupillon ou escova de sobrancelha é multiusos e serve tanto para pentear a sobrancelha, como as pestanas.

Estes pincéis "maiorzitos" uso sobretudo para acabar o trabalho de maquilhagem, retirar o excesso de pó do rosto, ou atenuar algumas arestas mais agrestes que possam ter ficado do blush por exemplo. 

No entanto, para o mesmo efeito, prefiro estes por serem um pouco mais pequenos e são bons para aplicar iluminador também. No caso do último pincel, o facto de ser biselado, pode ajudar na hora de acertar com o blush no sítio correto ou para definir o contorno do rosto.

 

É óbvio que para uso diário não são necessários tantos pincéis e se só tivesse que escolher seis, tendo em conta o tipo de maquilhagem que uso, escolheria os seguintes: um para pó que pode ser o  mesmo do blush. Se só puderem investir num, escolham um que seja fofo e que não seja demasiado grande, porque se não torna-se difícil acertar com o lugar do blush. Pode também ser usado para aplicar o iluminador.

Escolheria dois pincéis de sombras: um maior para esfumar e outro para aplicar sombras em pó ou cremosas. Depois, não passo sem o pincel de eyeliner, mas quem usar o aplicador de eyeliner liquido das embalagens, pode passar este à frente. Por último, o de lábios é optativo para quem usa batom, mas quem se fica pelo lip balm ou gloss, não necessita deste. E ainda, o muitíssimo importante goupillon para sobrancelhas ou pestanas. 

Como devem ter percebido, só coloquei os nomes/número dos pincéis que não se vêem bem através da fotografia. Outros já têm anos e, fruto da lavagem, o nome e número saiu e não me lembro da marca. Mas como o mais importante é a forma e a qualidade da cerda/pêlo, resolvi colocar na mesma a título exemplificativo.

PS: Como já sei que o mais provável é olharem para as mugtail onde guardo os pincéis, aproveito para fazer publicidade e dizer que são da Kinto e comprei no |entre linhas|, na Rua Miguel Bombarda, no Porto. Para quem é de longe, eles vendem-nas (entre outras coisas super fofas) na loja online.

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile