Cinco razões para deixar de usar lápis preto na linha de água

menu

Cinco razões para deixar de usar lápis preto na linha de água

Quando pergunto às minhas clientes, se costumam usar alguma maquilhagem, 90% das vezes (não sei se será esta percentagem, mas gosto de dramatizar e a verdade é que são mesmo muitas) respondem que, ou não usa nada ou usa o "risco preto". E é tão frequente esta resposta, comprovado pelo que acabo por ver na rua, que me levou a questionar o porquê de as meninas adoptaram como único passo da maquilhagem, aquele que menos as favorece (na maioria das vezes).

Assim, em jeito de sugestão e justificação pelo qual o deveriam deixar de fazer, aqui ficam cinco motivos, que eu quero acreditar que sejam dos bons:

1 - É pouco favorecedor para a maioria dos formatos de olhos. Fecha o olhar, torna-o mais pequeno ou até mesmo descaído e triste. O ideal é que na maquilhagem os ângulos sejam trabalhados de forma ascendente e de dentro para fora, caso contrário, estamos a dar uma ajudinha à gravidade que já por si, não é piedosa. Seria muito mais profícuo, aplicarem-no na linha de água superior e entre as pestanas (tightlining). Experimentem e digam-me qualquer coisa.

2 - É descontextualizado quando usado como único acessório de maquilhagem. Corrigir a olheira, usar máscara e nem que seja só mais com um hidratante de lábios com cor, há que equilibrar a sua aplicação com outro elemento.

3 - Dá um ar desleixado porque se o lápis não for de qualidade, acompanhado de alguma técnica na aplicação, passadas umas horas, está tudo borrado e fora do sítio.

4 - Exige manutenção e cuidado extra na aplicação. Como disse acima, um lápis à prova de água é, na maioria das vezes, indicado para esta zona. Mas também ajuda se se aplicar um pouco de sombra na linha das pestanas inferiores para fixar e estancar a migração. Para além disto, exige que se ande sempre com cotonetes atrás para ir remediando o caso. Aplicar lápis preto às 7 da manhã e esperar que tudo corra bem durante o dia, e que não se vai fazer figuras tristes, é ser crente. Mais vale ficarem mais 5 minutos na cama e não perderem tempo com a maquilhagem.

5 - Acentua a olheira apenas e porque, se sai do sítio, tem tendência a escurecer uma zona que já por si, é escura. Por outro lado, se a olheira estiver bem corrigida, o lápis preto pode ajudar a equilibrar a zona. Mas este post não é sobre as vantagens do mesmo, certo?

E, piora com a idade. O olho vai perdendo definição e estrutura, fica mais caído e, em alguns caso, tende a lacrimejar mais. O lápis preto vai acentuar tudo o que enunciei em cima e confere um ar demasiado duro.

Se realmente não conseguem deixar de usar, pela força do hábito, um lápis preto nessa zona, sugiro e uso, na maioria das vezes, lápis de outras cores. Ora aqui estão alguns dos meus favoritos.

Existe o já tradicional bege, para aliviar olhos cansados e dar a ilusão de serem maiores (Mac chromahraphic pencil nc15/nw20). Mas se querem cor, o castanho fica lindo em olhos verdes ou azuis (* Revlon eyeliner pencil earth brown). Já o bronze, dá luz a qualquer cor de olhos e para os castanhos, evidencia e destaca, sem pesar (Clarins lápis de olhos na cor 06 copper). Outra cor que uso muito é o toupeira (Peggy Sage lápis de olhos na cor taupe) que define mas não pesa. E, já para não falar noutras cores, como turquesa ou verde, que trazem cor e destaque para a maquilhagem, mas de forma discreta.

Consegui convencer-vos com estes argumentos ou nem por isso?

Para a semana acho que vou fazer um post só sobre lápis bege (actualização: já disponível). O que acham?

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile