Sim, eu sei, mais cremes para a rosácea

menu

Sim, eu sei, mais cremes para a rosácea


Depois deste post, no qual mostrei a dieta rigorosa a que tive de submeter a minha pele, (vítima de um surto “psicótico” de rosácea em Janeiro) a mesma alterou-se e comecei, paulatinamente, a introduzir novos produtos. É que não há dúvida que a rotina anterior fez milagres pela minha pele mas a pessoa não é de ferro e, com um mundo inteiro de produtos para testar, já começava a ficar impaciente.

No entanto, constato que a maioria do que vos mostro aqui, continua a ser adequado a peles com rosácea (mas não só) e foram todos recomendados pela querida Sofia do blog Bola de Sabão (com excepção do tónico esfoliante da Clarins). O objectivo foi fazer o desmame do Rosiced e afins, mas continuar a manter a rosácea com rédea curta, atenuar algumas manchas de pigmentação que sobressaíram nos últimos meses (snif, snif) e reintroduzir a esfoliação que tinha ficado abolida, bem como outro tipo de máscaras que não as calmantes (mas que mostrarei noutro outro post).

Vamos a eles então:

Ictyane H.D. Crème émolliente é um creme daqueles que gosto, bem encorpado e rico. Estava arrumado na gaveta, há uns meses, porque me fartei de o usar (e porque outras coisas mais interessantes me apareceram à frente). Como prometi a mim mesma, que não iria abrir mais nenhum creme, até regularizar os que tinha a uso, obriguei-me a finá-lo. E ainda bem que o fiz, porque a altura foi oportuna e emparelhei-o com um creme de que falo mais abaixo (o Azelac). E que bem funcionaram juntos. A minha pele andava “malzinha” e muito desidratada graças à rosácea e aos tratamentos que fiz (não que tenham sido muito agressivos, mas ter a pele à temperatura de um vulcão em ebulição, deixou-me finas linhas de secura) e este creme, adequado a secura cutânea severa e agredida por tratamentos dermatológicos secantes, fez o milagre. Muito bom mesmo!

SVR é uma marca que se ramifica em linhas específicas para diversas maleitas da pele tais como: pele atópica, com  melasma, com acne, etc. A linha dedicada a peles sujeitas a vermelhidões é a Rubialine e foi dessa que comprei o Rubialine Crème. Na ansiedade da compra, enganei-me na textura e comprei a de peles normais a mistas, sendo que deveria ter comprado a de pele seca. Claro que quando o apliquei, bastaram poucos minutos até me aperceber da borrada feita, porque senti a pele a repuxar e tive de compensar com outro creme por cima. Agora aplico apenas na zona da rosácea, até porque é a única zona onde preciso dele e porque diz ter efeito refrescante (coisa que ainda não notei, mas também nunca mais fiquei com a pele em ebulição). Quem gosta da linha Ar da Bioderma, deve deitar o olho a esta marca e à linha específica para rosácea porque tem produtos interessantes para o efeito e na mesma escala de preços.

Noviderm  Sérenactiv AR Riche foi dos cremes que mais gostei de usar: textura rica como gosto, calmante e com protecção solar (mas que mesmo assim não me faz descartar o uso de um protector por cima). Veio substituir o da Bioderma e foi amor à primeira aplicação. Mais uma vez, produto de excelente qualidade para o preço que custa. Podem consultar as valências e capacidades deste creme aqui e concordo com as melhorias significativas que senti na redução da inflação da rosácea, mesmo não as sabendo quantificar em percentagem. Meninas que sofrem deste mal (e eu sei que há muitas, infelizmente) espreitem esta marca que tem produtos muitos interessantes como aliás, a água micelar da qual já falei aqui .

Passemos agora ao Gentle Exfoliator Brightening Toner da Clarins, que comprei por recomendação da Sara e porque, como já disse, aboli quase por completo a água da torneira, da minha rotina. A juntar a isto, e como estive proibida de fazer esfoliação, pereceu-me ser uma alternativa simpática (para não falar de que adoro experimentar novidades, claro) aos esfoliantes que costumava usar. Assim, basta verter algumas gotas num algodão e passar no rosto (eu não passo nas maçãs, mas quem não as tiver sensíveis, pode fazê-lo) logo a seguir à limpeza com gel, ou leite ou o que usarem, e antes dos restantes produtos de tratamento. Eu uso uma vez a cada duas semanas, mas diz que pode ser usado uma a duas vezes, semanalmente. Com ácido glicólico, salicílico e tartárico, promete esfoliar, iluminar e hidratar a pele e é um dos queridinhos da Caroline Hirons.

Azelac Creme Hidratante da Sesderma,  é um creme "indicado no tratamento da pele seca com tendência acneica, com rosácea inflamatória e não inflamatória e com vermelhidão. É também um tratamento coadjuvante do melasma", diz a marca.

Seria um creme ao qual não daria a mínima atenção, não fosse a Sofia recomendá-lo para tratar algumas manchinhas que entretanto se começaram a notar a olho nu, nas maçãs do rosto e que, por serem muito sensíveis, não toleram tratamentos com outro tipo de ácidos. Este creme, contém ácido azelaico e uma “porrada” de coisas boas como "extracto de cardo mariano, nicotinamida encapsulada em liposomas, pantenol encapsulado em liposomas, ácido hialurónico de baixo peso molecular encapsulado em liposomas, ácido hialurónico de alto peso molecular encapsulado em liposomas, liposomas de fitoesfingosina".

Diz para ser usado diariamente com uma a duas aplicações, mas por ter uma pele lingrinhas, resolvemos fazer apenas uma aplicação a cada dois dias. Penso que por isso, demorarei a ver resultados mais notórios (ainda que já veja ligeiras melhorias a nível das manchas e controlo da vermelhidão). A pele fica coberta por uma película "azul-claro-asa-de-mosca" e, apesar de ser indicado para peles secas, não sinto que seja suficiente. Bastam uns minutos, para sentir a pele a repuxar. Daí que o emparelhe com o da Ictyane, como disse acima.

Esta rotina tem funcionado muito bem na minha pele, e daquele cenário de guerra que vos mostrei há uns tempos, já só há vestígios. Quero muito experimentar outros produtos e marcas mas sei que, pelo menos na zona da rosácea, é imperativo usar sempre um produto específico para esse problema e que sirva de escudo para outro tipo de cremes para rugas ou firmeza, por exemplo.

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile