Cores complementares

Publicado por: Diana Vinha a 26 de Jun 2013


Fonte: weheartit.com

Quem me conhece, sabe que sou fã incondicional de cor.  Não há nenhuma cor da qual não goste, mas o castanho é das cores que menos uso, pois admito não lhe achar grande piada na hora de o vestir. O preto total ou em grande quantidade, também não tem grande espaço no meu universo e uso-o normalmente em apontamentos!
Muito se podia dizer sobre a conjugação de preto e loiras, mas a verdade é que de uma maneira geral, acho que o total look preto é das coisas mais desinteressantes que pode haver. É fácil de combinar? É, sem dúvida alguma, mas com tanta cor disponível, não é tudo muito mais divertido e interessante, quando se brinca com as imensas possibilidades que as cores nos permitem?
E é na hora de conjugar cores, que acho particular graça à coordenação de cores complementares!
A harmonia complementar é composta por duas cores opostas no círculo cromático (ver imagem em baixo), que contiguamente, dão uma sensação vibrante e forte. 


É, no entanto, um contraste que pode por vezes tornar-se agressivo e extravagante. E se pensarmos que, uma das combinações possíveis, é o verde e o vermelho, imediatamente somos levados para pensamentos como :" Parece uma árvore de Natal!  ou " Olha uma bandeira Portuguesa!".
É por isso que, uma forma de contornar e amenizar esse choque cromático, é optarmos por tonalidades mais esbatidas e claras. Não deixa de ser uma coordenação complementar, mas é muito menos chamativa e causará menos insegurança.
A dica, no que toca a coordenar as cores, é : se souber a sua tendência de cor (teste das cores ) opte por utilizar, junto ao rosto, a sua cor de tendência e depois, coordená-la com a cor complementar e com um neutro (cinzas, castanhos, marfins, terras, gangas, toupeira, etc.) e/ou metalizados.

Algumas combinações possíveis:

Amarelo-verde & Vermelho-violeta


Vermelho-laranja & Azul-verde


Amarelo-laranja & Azul-violeta




Comentários
Disclaimer

Todos os produtos mencionados neste blog são comprados por nós. As ofertas são identificadas com um (*) e merecem da nossa parte (no caso de apreciações) a mais sincera opinião, tal como todos os outros.

Possuímos um sistema de afiliados com a loja online Skin.pt e com a sweetcare.pt, por isso, colocamos links a apontar para produtos à venda nas mesmas.

Os links para produtos colocados nos posts, são apenas indicativos. Sugerimos aos nossos leitores uma pesquisa prévia em diferentes pontos e plataformas de venda, de maneira a garantir compras informadas.

Não fazemos posts patrocinados (publiposts) e, como tal, nenhum dos conteúdos apresentados neste blog é pago. Assim, reservamos a zona lateral esquerda para banners, publicidade paga, acções e passatempos a decorrer no blog, e o rodapé a parcerias.

Os conteúdos visuais e escritos são da nossa autoria. Os conteúdos cedidos/citados serão identificados com o autor e/ou fonte dos mesmos.

SweetCare - Saúde, Beleza e Cosmética

Diff Hair Designers