Coordenados inspirados em obras de arte desaparecidas

Publicado por: Diana Vinha a 31 de Dec 2010

No dia 30 de Dezembro, deparei-me com esta notícia no jornal Público.

"A polícia espanhola difundiu as imagens dos 12 quadros mais procurados. São obras de Picasso, Matisse, Rembrandt, Velázquez, Van Gogh, Cézanne ou Sorolla que foram roubadas de vários museus nos últimos 20 anos.

As duas obras mais procuradas são Le pigeon aux petit pois de Pablo Picasso e Pastoral de Henri Matisse, revela o El País. Ambas desapareceram do Museu de Arte Moderna de Paris, em Maio deste ano, em conjunto com quatro outros quadros. Os quadros El Santero de la Cofradía, de Joaquín Sorolla, e o quadro Lady with a Hat, de Henri Toulouse Lautrec, também foram roubados este ano.

Há pinturas que já desapareceram há mais de vinte anos. A Brigada de Património Histórico, responsável por estas investigações, ainda não desistiu de encontrar quatro pinturas que foram roubadas do Palácio Real de Madrid: Dama desconocida e Mano de Diego Velásquez, San Carlos Borromeu de Bayeau e Retrato de dama de Juan Carreno de Miranda.

Apesar da dificuldade de se saber o valor de cada quadro no mercado negro, sabe-se que estas obras alcançam preços exorbitantes. O óleo de Paul Cézanne Auvers Sur Oise pode atingir os 4,8 milhões de euros. O quadro foi roubado em 2000, do museu de Ashmolean de Oxford, no Reino Unido. No final da década de 1990 roubaram dez obras-primas do museu Gardner de Boston, nos Estados Unidos, no valor de 250 milhões de euros. Uma das obras foi de Rembrandt, Storm on the sea of Galilee, de 1663.

O pintor holandês Van Gogh também está na lista com dois quadros Brooms and Red Poppies, que estava no Egipto, no museu de Giza e View of the Sea at Scheveningen, roubado em 2002 do museu Van Gogh, em Amsterdão.

A polícia espanhola colocou um vídeo no Youtube onde mostra os vários quadros. A investigação do paradeiro destes quadros é feita com a ajuda do programa informático Dulcinea, que tem informação sobre mais de oito mil pinturas, esculturas, telas e peças arqueológicas que foram roubadas."

Após ter ido pesquisar mais a respeito, decidi propôr uma série de 9 coordenados, baseados em 9 das obras de arte desaparecidas.

Chamem-lhe inspiração, saudosismo... A verdade é que, e citando Oscar Wilde no seu Decay of Lying - "Life imitates Art far more than Art imitates Life".(A vida imita a arte, bem mais do que a arte imita a vida).

Isto para dizer que, presos a esta ideia ou não, estes coordenados vão buscar  inspiração à arte e à "mentira" nela retratada, tornando-se eles mesmo verdadeiros e com vida, por se destinarem a pessoas reais, com propostas viáveis e dentro das tendências, q.b.

São também uma forma de reavivar a memória destes quadros, alguns há muito desaparecidos...

Mood_board_quadro_6

Vestido e Colete - Malene Birger, Capa e Sapatos peep toe - Topshop, Mala- River Island, Leggings - H&M, Sapatos - Asos

Fonte: Vestido e Colete  em bymalenebirger.com, Capa e Sapatos peep toe em topshop.com, Mala em riverisland.com, Leggings em hm.com e Sapatos em asos.com 

Mood_board_prendas_de_natal

Cardigan, Cinto e Saia - Asos , Top - River Island, Mala e Clutch - Blanco, Botas - Doc Martens, Sapatos - River Island

Fonte: Cardigan, Cinto, Saia, Botas Doc Martens  em asos.com, Mala e Clutch em blanco.com, Top e Sapatos em riverisland.com

Mood_board_quadro_4

Camisa, Saia e Cardigan - Topshop, Brincos - Bimba&Lola, Mala - Zara, Botas - Jeffrey Campbell Lita, Botins e Sapatos - Asos

 Fonte: Camisa, Saia, Cardigan em topshop.com, Brincos em bimbaylola.es, Mala em zara.com, Botas Jeffrey Campbell Lita em solestruck.com, Botins e Sapatos em asos.com 

Mood_board_quadros
Sobretudo, Top, Jaqueta - River Island, Calças e Moucassins - Zara, Mala - Blanco, Botins - Asos

Fonte: Sobretudo, Top e Jaqueta em riverlisland.com, Calças e Moucassins em zara.com, Mala em blanco.com, Botins em asos.com

Mood_board_sapatos_azuis

Coordenado - Zara, Mala bicolor - Asos

Fonte: Coordenado em zara.com, Mala bicolor em asos.com

Mood_board_quadro_2

Vestido - Asos , Sobretudo, Clutch e Sapatos - Topshop, Báton - Yves Saint Laurent ROUGE PUR SHINE SPF15 Sheer Lipstick

Fonte: Vestido em asos.com, Sobretudo, Clutch e Sapatos em topshop.com, Báton em sephora.pt

Mood_board_quadro_3

Vestido e Gorro - Asos, Jaqueta - River Island, Trench-coat, Sapatos e Mala - Topshop

Fonte: Vestido e Gorro em asos.com, Jaqueta em riverisland.com, Trench-coat, Sapatos e Mala em topshop.com

Mood_board_quadro_5

Vestidos e Casaco - Hoss Intropia, Mala, Clutch e Sapatos - Asos, Botins - Minimarket

Fonte: Vestidos e Casaco em hossintropia.com, Mala, Clutch e Sapatos em asos.com, Botins em solestruck.com 

Mood_board_quadro_7

Camisola, Gola e Leggings - Asos, Capa e Mala - Malene Birger, Sapatos - Hoss Intropia, Verniz - Green is the New Black da Opi

Fonte: Camisola, Gola e Leggings em asos.com, Capa e Mala em bymalenebirger.com, Sapatos em hossintropia.com, Verniz em sephora.pt

 

 


Comentários
Disclaimer

Todos os produtos mencionados neste blog são comprados por nós. As ofertas são identificadas com um (*) e merecem da nossa parte (no caso de apreciações) a mais sincera opinião, tal como todos os outros.

Possuímos um sistema de afiliados com a loja online Skin.pt e com a sweetcare.pt, por isso, colocamos links a apontar para produtos à venda nas mesmas.

Os links para produtos colocados nos posts, são apenas indicativos. Sugerimos aos nossos leitores uma pesquisa prévia em diferentes pontos e plataformas de venda, de maneira a garantir compras informadas.

Não fazemos posts patrocinados (publiposts) e, como tal, nenhum dos conteúdos apresentados neste blog é pago. Assim, reservamos a zona lateral esquerda para banners, publicidade paga, acções e passatempos a decorrer no blog, e o rodapé a parcerias.

Os conteúdos visuais e escritos são da nossa autoria. Os conteúdos cedidos/citados serão identificados com o autor e/ou fonte dos mesmos.

SweetCare - Saúde, Beleza e Cosmética

Diff Hair Designers