Cabelos exquisite- Cauterização em casa

Publicado por: Diana Vinha a 18 de Jun 2012

Upon

Foto de Fred Gomes

Bad hair day? Hum... Não, não e não! No que diz respeito ao cabelo, não há preguiça que me pegue! Já experimentei várias marcas, vários tratamentos e hoje quero-vos apresentar a cauterização.

A cauterização ou plástica dos cabelos é uma reestruturação capilar, sendo um tratamento intensivo que promove a cicatrização das cutículas do cabelo através de hidratações com produtos especiais. A principal função da cauterização é recuperar a elasticidade do cabelo, já que o tratamento age do córtex até as cutículas, por dentro do fio. Ou seja, é uma hidratação profunda que sela as escamas dos fios e suaviza as pontas duplas, o que permite eliminar o aspecto arrepiado e com mau ar, dos cabelos.

É recomendada para qualquer tipo de cabelo, com particular importância para fios muito danificados, ressequidos, com pontas duplas, quebradiços, desidratados pelas tintas ou por uso excessivo de secadores, escovas e pranchas. A reposição da queratina dá um resultado fantástico aos cabelos, deixando-os com muito mais brilho, maciez e força.

Costumo dizer que, por cada asneira que faça ao cabelo, tenho que o mimar duplamente. No entanto, tirando a descoloração de dois em dois meses ao cabelo, não uso secador praticamente, ou prancha, e as visitas ao cabeleireiro são exclusivamente para retocar a raiz.

Aborrece-me o tempo perdido, nunca gosto do brushing na minha franja indomável, da qual já conheço todas as manhas e técnicas para que fique direita e não suporto que os profissionais, na sua maior parte, me tentem impingir tudo e mais alguma coisa... especialmente produtos que já conheço de gingeira.

Com isto dito, na minha última visita ao cabeleireiro, foi-me sugerido experimentar a cauterização, da qual já tinha ouvido falar, e decidi que teria um tempo extra para ser mimada in locco.

A experiência foi bastante prazerosa, quer pelas belas massagens ao cabelo, quer pelos resultados após o brushing: cabelo brilhante, com força aquando a escovagem, sem efeito de electricidade estática. Uma maravilha!

Muitas são as vezes em que choro o dinheiro do brushing, mas desta vez fiquei satisfeita com os 50€ que gastei na cauterização da Kérastase! No entanto, "ouvidos de tísica e olhos de lince", decorei os passos todos, os nomes dos produtos... e pensei para com os meus belos botões- "Vou passar a fazer isto uma vez por mês (recomendação da profissional), mas em casa!

Um mês volvido e dando uma oportunidade à marca Lóreal (confesso que preferia replicar na íntegra com produtos Kérastase) só precisei de:

Champô Pure Resource, Champô Absolut Repair, Ampola Power Repair B, Ampola Absolut Repair Renew C, Máscara Absolut Repair, Secador, Prancha, 1 toalha...e uma dose redobrada de paciência.

Cabelos

Passos:

1º Lavar o cabelo com o Pure Resource, para eliminar todas as impurezas do cabelo e enxaguar;

Aplicar, mecha por mecha, a  Ampola Absolut Repair Renew C  (não aplique na raiz para esta não ficar oleosa), secar os cabelos com secador, como se estivesse a fazer o brushing. Em seguida, passar a prancha de cerâmica 6 vezes em cada mecha.  Deixar agir por 5 minutos (para que o cabelo arrefeça) e enxaguar;

Lavar o cabelo com o Champô Absolut Repair e enxaguar com água fria (brrrr); 

Aplicar a Ampola Power Repair B e/ou a Máscara Absolut Repair. Deixar agir por 10 minutos e enxaguar;

Secar o cabelo com o secador e aplicar um sérum nas pontas.

Dicas:

Para evitar danos duplos no cabelo, no seu dia-a-dia opte por secar o cabelo ao natural e esticar com a prancha, ou secar só com o secador!

Já experimentaram? Qual a vossa opinião?


Comentários
Disclaimer

Todos os produtos mencionados neste blog são comprados por nós. As ofertas são identificadas com um (*) e merecem da nossa parte (no caso de apreciações) a mais sincera opinião, tal como todos os outros.

Possuímos um sistema de afiliados com a loja online Skin.pt e com a sweetcare.pt, por isso, colocamos links a apontar para produtos à venda nas mesmas.

Os links para produtos colocados nos posts, são apenas indicativos. Sugerimos aos nossos leitores uma pesquisa prévia em diferentes pontos e plataformas de venda, de maneira a garantir compras informadas.

Não fazemos posts patrocinados (publiposts) e, como tal, nenhum dos conteúdos apresentados neste blog é pago. Assim, reservamos a zona lateral esquerda para banners, publicidade paga, acções e passatempos a decorrer no blog, e o rodapé a parcerias.

Os conteúdos visuais e escritos são da nossa autoria. Os conteúdos cedidos/citados serão identificados com o autor e/ou fonte dos mesmos.

SweetCare - Saúde, Beleza e Cosmética

Diff Hair Designers