Antioxidantes

menu

Antioxidantes

Soubesse eu o que sei hoje e, para além de usar protector facial diariamente, teria começado a usar uma combinação de antioxidantes desde cedo. Este teria sido o meu melhor conselho que teria dado a mim mesma, há uns vinte anos. É o melhor conselho que posso dar nos dias de hoje, a quem me pergunta qual o melhor anti-rugas: PREVENÇÃO, minhas amigas. Prevenção é mesmo o melhor e para isso, a dupla matinal [antioxidantes + protector solar] , é mesmo a melhor aposta para protelar de sinais de envelhecimento!

De forma genérica, até porque não sou especialista no assunto, os antioxidantes conseguem neutralizar os radicais livres responsáveis pela oxidação das células. Basicamente, aquilo que põe uma peça de fruta oxidada, em dois tempos, se cortada e deixada ao ar. A nossa pele está sujeita ao mesmo tipo de desgaste e agressões. Por isso, para além de funcionarem como reforço e protecção da pele, os antioxidantes também reparam e reconstituem células danificadas.


Antioxidantes (existem outros, mas estes são os que andei a usar):

||Vitamina C (+E)

A Vitamina C é capaz de ser o antioxidante mais comummente difundido, certamente o primeiro de que ouvi falar e usei. [Depois de utilizar o C+E Ferulic da Skinceuticals, aprendi que as vitaminas C e E, por exemplo, têm o seu poder potenciado quando utilizadas em conjunto. A adição do ácido ferúlico, incrementa ainda mais esse poder.]   Voltando à vitamina C, ou ácido ascórbico, é um ingrediente que devemos ter sempre por perto pela sua capacidade antioxidante, já que aumenta a produção de colagénio, ilumina a pele e protege-a dos danos provocados pelo sol e pelos radicais livres (poluição, tabaco, stress), o que faz dele um poderoso aliado no rebatimento de sinais de envelhecimento.

Sesderma C Vit Liposomal

Adoro a Sesderma e a gama para lá de extensa de produtada para tudo o que a pele precisa. A lista de séruns é exímia em cobrir várias necessidades da pele e, numa promoção, aproveitei para comprar alguns produtos que tinha em lista de espera, e este foi um deles. Foi usado em dias alternados com o Ferulac (de que falo mais abaixo), de textura consistente mais muito leve e com acção hidratante. É um sérum que recomendo amiúde a todas as peles que procuram uma tez mais luminosa. Para noivas, por exemplo, é um excelente produto para conseguir aquela tez viçosa e hidratada!

ISDIN Isdinceutics Flavo c

É mais um sérum que tem a vitamina c como protagonista aliado ao Gingko Biloba, numa versão igualmente leve (quase água) mas de toque algo mais oleoso que os anteriores. A marca desmitifica na apresentação do produto, a concentração a 8% de vitamina C pura, estável, que se mantém activa sobre a pele durante 10h. Pode ser aplicado de manhã e noite sendo que reservo este sérum em particular para a manhã e para a noite, jogo com outro produto da marca, o Isdinceutics - Flavo-c pack ampolas 10 ultraglicanos + 10 melatonina.

Isdinceutics - Flavo-c pack ampolas 10 ultraglicanos + 10 melatonina:

É um kit de ampolas com vitamina c, para uso diurno e nocturno, assumindo de protege de dia e repara de noite:

        -Isdinceutics - Flavo-c ultraglicanos

Cada ampola contém uma solução concentrada de vitamina C e Vitamina E, que ajudam numa vertente preventiva do aparecimento de sinais do envelhecimento. Também contêm ultraglicanos, uma mistura de proteoglicanos com pré-proteoglicanos, que estimulam a produção de ácido hialurónico.

         -Isdinceutics - Flavo-c melatonina ampolas reparadoras de noite

Para a noite, a abordagem é a de proporcionar todas as condições para que as células reparem o dano causado pelas agressões diárias, e estas ampolas asseguram estimular as defesas antioxidantes da pele. A textura é um pouco mais oleosa que as de dia, o que me agrada, já que permite uma massagem ligeira.

Original Pure Vitamin C20 Serum

Este sérum de vitamina c diz esfoliar, iluminar e desvanecer manchas e sinais de pigmentação. Este sérum pareceu-me ser coisa boa pela descrição onde assegura o ácido ascórbico logo em segundo lugar na lista de ingredientes a 20%, o que é bastante bom quando se procura que se consigam resultados notórios na pele. Pela sua descrição e composição, é mais adequado para ser usado à noite e, nas primeiras aplicações senti um desconforto passageiro que se desvaneceu a partir do terceiro ou quarto dia.

As reviews deste produto são excelente e eu também gostei mas, como dá para perceber, pela quantidade de séruns com este objectivo que vou usando, é difícil aferir se a melhoria das minhas manchas se deverá a algum um destes meninos em particular. No entanto, ainda cá tenho muitas outras que não me desamparam a loja, já lá vão uns dois anos! A persistência é o caminho para a melhoria, mas sinceramente, já duvido que isto lá vá sem ser com laser!

||Ácido ferúlico e produtos que combinam cocktails de vitaminas

Com acção antioxidante comprovada, e capacidade de obsorver os raios UV, o ácido ferúlico é um ingrediente interessante para se anexar à rotina de beleza, no sentido de reforçar e proteger a pele.

SkinCeuticals Prevent CE Ferulic

Este produto em particular, é um estandarte e uma referência quando se fala na combinação perfeita e sustentada de antioxidantes. (Imagino que o preço elevado deste cocktail fabuloso, se deva a isso mesmo. Tive sorte que veio esta meia-dose de oferta numa compra que fiz ;) ) Falo de um sérum com a leveza de uma água, aspecto ferrugento e cheiro esquisito. Este tratamento e cuidado, assegura que estimula a síntese de colagéno e contribui para uniformizar a tez, assim como melhorar a firmeza e elasticidade.

Skinceuticals Aox eye gel (* via sweetcare)

É um sérum-gel que reúne uma selecção de anti-oxidantes que protegem a pele delicada dos olhos. Tem ácido ascórbico, ácido ferúlico e phloretin, num cocktail que acredito fazer milagres na hora de prevenir o aparecimento e instalação de sinais de envelhecimento. Para além disso, a presença de cafeína, tem a enorme vantagem de ajudar na drenagem da zona circundante aos olhos e por isso, fez parte da minha rotina matinal, até à última gotinha.

Sesderma Ferulac mist lipossomal fotoenvelhecimento

Não fosse eu a louca da bruma, quando a Sesderma lançou esta gama de mini-shots, claro que quis testar. Aplica-se após a limpeza e numa fase prévia ao tratamento, sendo uma forma rápida e eficaz de aspergir um manto de ingredientes bons que vão proteger a pele.Pela presença do ácido ferúlico, diz ajudar a minimizar os danos de fotoenvelhecimento produzidos pelo sol: pequenas rugas, rugas e manchas cutâneas. 

Sesderma Ferulac liposomal sérum fotoenvelhecimento

Este sérum assume-se como um tratamento de choque no que toca a desidratação, rugas e manchas. Contém também vitaminas C e E, e mesmo que não tenha conhecimento das concentrações (que seria importante), gostei deste sérum. Tem uma textura algo  gelatinosa mas nada pesada, abrigada num frasco opaco de vidro que dispensa sérum com pipeta. Já sabemos que as embalagens são super importantes para a conservação de produtos que estejam, também eles, em contacto com o ar e esta, não me pareceu má. Até porque estes séruns da Sesderma gastam-se num ápice. Ou pelo menos, eu gasto muito, vá!

Convido a espreitaram o blog A Pele que Habito, onde a Marta escreve muito bem sobre todos os temas de cosmética com base científica, em terminologia super acessível. Estou sempre a consultar o blog dela e é uma excelente fonte de informação fidedigna, em português.

prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile