a BASE da maquilhagem

menu

a BASE da maquilhagem

Depois de termos falado aqui sobre a pré-base, passemos ao passo seguinte na maquilhagem, que pode ser tanto o corrector como a base. Falando em termos de base, esta serve para uniformizar a pele e como tal deve ser de cor o mais próxima possível à sua. Existem várias teorias sobre a melhor forma de escolher a cor: desde testar na mão, no pulso, na linha do queixo ou na zona do peito. As mais sensatas no entanto parecem-me ser a linha do queixo e zona do decote.


Untitled-1


Para além disso, deve ter em conta o tom da sua pele: quente, frio ou neutro. Depois de ter feito o teste das cores, fiquei a saber que o meu tom é quente, logo os tons da base devem ser amarelados e dourados. Caso seja fria, os tons andam na casa dos rosas. Se a pele for neutra, a cor será um tom intermédio entre o quente e frio.

De qualquer forma, isto é apenas indicador, já que só mesmo experimentando é que se pode determinar a cor certa de base para a sua cor de pele. Aqui fica um gráfico onde se pode verificar que por vezes as nuances que separam as cores quentes das frias, são subtis.


Untitled-2


O tipo de base  que usa varia consoante o seu tipo de pele, seja esta seca, sensível ou oleosa.

Para as peles secas deve optar por uma base mais confortável que hidrate e proteja a pele, como as à base de água por exemplo. No caso de ser sensível, deve optar por uma base com propriedades calmantes. E para pele oleosa, deve escolher uma oil free sendo que a versão em mousse também é adequada.


Drfw


Para aplicação da base pode optar pelos dedos, esponja ou pincel. Com os dedos, além de ser fácil e barato, tem a vantagem do calor das mãos aquecerem o produto e permitir assim uma melhor fusão com a pele. No entanto deve certificar-se de que estão limpos e evitar esfregar. A técnica é com pequenos toques ir espalhando a base de modo a construir uma cama uniforme e fina.

Pode optar também pela técnica da esponja. Eu ando a descobrir as vantagens deste meio, porque até agora não atinava. Uso uma em elipse que permite chegar as cantos mais recônditos do rosto (nariz, olhos, queixo) de forma rápida. No entanto, desperdiça um pouco de produto, logo o truque é humedecer a esponja para evitar que ela absorva a base e acabe por gastar mais do que gostaria. Também deve lavá-la com regularidade para evitar a proliferação de bactérias e pior, colocar uma infestação delas na sua pele.

Os pincéis são outra opção disponível: redondo, espatulado ou língua de gato. É só escolher. Comprei o 35N da Make up Forever, e fiquei fã. O truque é evitar esfregar, porque a ideia é fixar a base e não arrastá-la de um lado para o outro, afinal de contas estes pincéis não são para varrer. Para além disso, também, deve ter cuidado para os lavar com regularidade pelos mesmos motivos da esponja, claro está!


Base


Em termos de produtos, há uma panóplia imensa por onde escolher. Só tem que decidir a textura, a cor...e claro está o preço.

Bobby Brown Stick Foundation

Lâncome Magie Matte Soft Finish Mousse e Maybelline Dream Matte Mousse

L'Oreal True Match Liquid Foundation, Make up Forever Face and Body Liquid Foundation, MAC Face and Body Liquid Foundation, Givenchy  MatMate Fluid Foundation

Artdeco Mineral Powder Foundation, Maybelline Clear Smooth Minerals Powder Foundation

Sephora Matifying Compact Foundation, Shiseido Advanced Hydro Liquid Compact 

Para aplicar, siga os seguintes passos:


prettyexquisite.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile